Mostrar el registro sencillo del ítem
Políticas públicas e educação ambiental : o protagonismo social e a democratização das políticas públicas ambientais
dc.contributor.advisor | Lunelli, Carlos Alberto | |
dc.contributor.author | Corrêa, Sergionei | |
dc.contributor.other | Espindola, Angela Araújo da Silveira | |
dc.contributor.other | Darin, Jeferson Dytz | |
dc.contributor.other | Cademartori, Sérgio Urquhart de | |
dc.date.accessioned | 2014-05-15T13:18:29Z | |
dc.date.available | 2014-05-15T13:18:29Z | |
dc.date.issued | 2014-05-15 | |
dc.date.submitted | 2013-03-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/218 | |
dc.description | A simetria existente entre o caminhar civilizatório e o constitucionalismo demostrou que os direitos fundamentais não são estanques, pelo contrário, são construídos e agregam valores, consoante os anseios que emergem do corpo social. O valor democrático rompeu os limites adstritos aos direitos políticos, ganhou as ruas, tornou-se um poder-dever que os cidadãos precisam exercitar diariamente e não apenas a cada dois anos. O ativismo contínuo da sociedade na esfera política é fundamental para a construção de um verdadeiro Estado democrático de direitos, todavia não prescinde de um processo cognitivo sólido. Nesse cenário, políticas e programas públicos enraizados em metodologias pedagógicas modernas, cientes da sistematicidade, complexidade e das interligações existentes entre as condutas dos seres vivos que compõem a comunidade global são fundamentais. Diante da intrincada e rica teia da vida é imprescindível ao homem aproximar-se do meio natural, conhecer seus princípios e aplicá-los às comunidades humanas. Ainda, necessita-se de um processo educacional enraizado em metodologias voltadas a formar cidadãos conscientes da facticidade envolta à sociedade contemporânea. Enfim, é através da democratização e qualificação do processo cognitivo que o cidadão terá as ferramentas para uma atuação ativa e qualitativa em conjunto com o poder público, estimulando e consolidando a vertente democrática do ativismo social e materializando a efetividade das normas e programas públicos sociais e ecológicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The symmetry between the civilizing walk and constitutionalism demonstrated that fundamental rights are not watertight, however, are built and aggregate values, depending on the desires that emerge from the social structure. The democratic value crossed the limits assigned to political rights, took to the streets, became a power and duty that citizens need to exercise daily and not only every two years. The company's continued activism in politics is key to building a truly democratic state of Rights, however, doesn’t prescinds from a solid cognitive process. In this scenario, public policies and programs rooted in modern teaching methodologies, aware of systematicity, complexity and interconnections between the behavior of living things that make up the global community are fundamental. Given the intricate and rich web of life is essential to man approaching the natural environment, know your principles and apply them to human communities. Finally, environmental education rooted in methodologies directed to form citizens aware of the facticity of contemporary society is an essential step in the maturation process of man. It is through democratization and qualification of the cognitive process that citizens have the tools for an active performance and qualitative together with the government, stimulating and consolidating the democratic aspect of social activism and materializing the effectiveness of standards and public social and ecological programs. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Direito ambiental | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Política ambiental | pt_BR |
dc.subject | Public policy | en |
dc.subject | Active Citizenship | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Políticas públicas e educação ambiental : o protagonismo social e a democratização das políticas públicas ambientais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7438661081407140 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | CORREA, S. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |