dc.contributor.advisor | Gimenez, Juliano Rodrigues | |
dc.contributor.author | Motta, Elis Marina Tonet | |
dc.contributor.other | Mendes, Ludmilson Abritta | |
dc.contributor.other | Gonçalves, Roberto Birch | |
dc.contributor.other | Gracioli, Odacir Dionísio | |
dc.date.accessioned | 2017-04-26T17:51:21Z | |
dc.date.available | 2017-04-26T17:51:21Z | |
dc.date.issued | 2017-04-26 | |
dc.date.submitted | 2016-12-22 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2444 | |
dc.description | A definição e implementação de uma estratégia ambiental, que não somente esteja
em consonância com o planejamento estratégico da organização, mas que atenda às
necessidades e aspirações de seus stakeholders, desponta como um dos possíveis
métodos a ser utilizado pelas organizações para a obtenção um desempenho
superior, quando da comparação com seus concorrentes. Embora questões
socioambientais estejam mais comumente associadas ao setor de transformação e
produção de bens de consumo, estas têm-se demonstrado cada vez mais presentes
em outras áreas, tais como em serviços. Especificamente neste destaca-se o campo
da educação e do ensino superior. O processo de globalização, a busca por recursos
– financeiros e humanos – para cumprimento de suas obrigações e o aumento das
instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) ao longo da última
década são alguns dos agentes que influenciam tanto na inclusão das questões
ambientais na agenda dos gestores universitários quanto na necessidade de obtenção
de um desempenho superior, visando garantir sua permanência em um mercado cada
vez mais competitivo. Neste escopo, o presente estudo teve por objetivo avaliar e
comparar as estratégias e práticas de gestão ambiental de três (3) Instituições
Comunitárias de Ensino Superior (ICES) do Sul do Brasil, buscando correlacioná-las
ao seu planejamento estratégico. Para tanto propôs-se o desenvolvimento de um
instrumento de coleta de dados (ICD) composto por questões de múltipla escolha e
de escala, que passou tanto por revisão ad hoc de especialistas da área quanto por
pré-testes. O ICD foi encaminhado a todos os colaboradores (professores e
funcionários) das ICES participantes do estudo, via e-mail. As informações obtidas
foram avaliadas por meio de técnicas estatísticas. Os resultados obtidos demonstram
que todas as ICES participantes possuem, pelo menos, alguma ação de
gerenciamento ambiental em andamento, e que seus sistemas de gestão ambiental
possuem diferentes graus de formalidade. Verifica-se que a formalidade dos sistemas
de gestão ambiental das instituições é diretamente proporcional a proatividade de
suas estratégias ambientais. Instituições que apresentam processos de planejamento
estratégico mais organizados e estruturados são mais propensas a apresentarem
orientações ambientais proativas. Os resultados demonstram igualmente que todas
as ICES apresentam problemas na articulação de informações de cunho ambiental ao
longo da estrutura organizacional, sendo estes mais perceptíveis à nível operacional,
em especial entre os colaboradores que ocupam postos técnico-administrativos
(funcionários). | pt_BR |
dc.description.abstract | The definition and implementation of an environmental strategy, that not just is
consonant to the organization’s strategy planning, but also comply with necessities and
aspirations of its stakeholders, had emerged as a possible method to be used by
organizations to obtain a superior performance when compared to its competitors.
Although socioenvironmental issues are more commonly connected to processing and
goods production sector, these have arisen in other areas, such as services.
Specifically in that, it highlight the field of education and higher education. The
globalization process, the search for resources – financial and human – to fulfil its
obligations and the increase of accredited institutions by Education Ministry (MEC, in
Portuguese) in last decade are just some factors that influences both, the inclusion of
environmental issues on the agenda of University Managers and the needs to obtain
a superior performance, to ensure its survive in an even more competitive market. In
this scope, the present study aims to evaluate and compare the environmental strategy
and practices of three (3) Community Institutions of Higher Education (ICES, in
Portuguese) from South of Brazil, correlating them to their strategic planning. For that,
the development of a data collection instrument (ICD, in Portuguese) has been
proposed. The ICD were composed by multiple choice and scale questions and was
ad hoc reviewed by specialists as well as was pre-tested. It has been sent by email to
all the ICES’ employees (teachers and support staff). The collected data were
evaluated through statistical techniques. The results show that all ICES have, at least,
some environmental management action ongoing, and their environmental
management systems have different formality degrees. The formality of the institutions'
environmental management systems is proportional to proactivity of their
environmental strategies. Universities that show more organized and structured
strategic planning processes are more inclined to apply proactive environmental
orientations. The data also reveal that all ICES have issues on articulation of
environmental information through their organizational structure, which is more
noticeable in the operational level, special between the support staff employees. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades comunitárias | pt_BR |
dc.subject | Environmental management | en |
dc.subject | Strategic planning | en |
dc.subject | Universities and colleges | en |
dc.subject | Community colleges | en |
dc.title | Avaliação da estratégia e das práticas de gestão ambiental de instituições comunitárias de ensino superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8969158071670605 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | TONET, E. M. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Schneider, Vania Elisabete | |