Avaliação da estratégia e das práticas de gestão ambiental de instituições comunitárias de ensino superior
Fecha
2017-04-26Autor
Motta, Elis Marina Tonet
Orientador
Gimenez, Juliano Rodrigues
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A definição e implementação de uma estratégia ambiental, que não somente esteja
em consonância com o planejamento estratégico da organização, mas que atenda às
necessidades e aspirações de seus stakeholders, desponta como um dos possíveis
métodos a ser utilizado pelas organizações para a obtenção um desempenho
superior, quando da comparação com seus concorrentes. Embora questões
socioambientais estejam mais comumente associadas ao setor de transformação e
produção de bens de consumo, estas têm-se demonstrado cada vez mais presentes
em outras áreas, tais como em serviços. Especificamente neste destaca-se o campo
da educação e do ensino superior. O processo de globalização, a busca por recursos
– financeiros e humanos – para cumprimento de suas obrigações e o aumento das
instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) ao longo da última
década são alguns dos agentes que influenciam tanto na inclusão das questões
ambientais na agenda dos gestores universitários quanto na necessidade de obtenção
de um desempenho superior, visando garantir sua permanência em um mercado cada
vez mais competitivo. Neste escopo, o presente estudo teve por objetivo avaliar e
comparar as estratégias e práticas de gestão ambiental de três (3) Instituições
Comunitárias de Ensino Superior (ICES) do Sul do Brasil, buscando correlacioná-las
ao seu planejamento estratégico. Para tanto propôs-se o desenvolvimento de um
instrumento de coleta de dados (ICD) composto por questões de múltipla escolha e
de escala, que passou tanto por revisão ad hoc de especialistas da área quanto por
pré-testes. O ICD foi encaminhado a todos os colaboradores (professores e
funcionários) das ICES participantes do estudo, via e-mail. As informações obtidas
foram avaliadas por meio de técnicas estatísticas. Os resultados obtidos demonstram
que todas as ICES participantes possuem, pelo menos, alguma ação de
gerenciamento ambiental em andamento, e que seus sistemas de gestão ambiental
possuem diferentes graus de formalidade. Verifica-se que a formalidade dos sistemas
de gestão ambiental das instituições é diretamente proporcional a proatividade de
suas estratégias ambientais. Instituições que apresentam processos de planejamento
estratégico mais organizados e estruturados são mais propensas a apresentarem
orientações ambientais proativas. Os resultados demonstram igualmente que todas
as ICES apresentam problemas na articulação de informações de cunho ambiental ao
longo da estrutura organizacional, sendo estes mais perceptíveis à nível operacional,
em especial entre os colaboradores que ocupam postos técnico-administrativos
(funcionários).