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Servitização : práticas e impactos em empresas de manufatura

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Dissertacao Bruno Ciconet.pdf (1.688Mb)
Data
2017-06-01
Autor
Ciconet, Bruno
Orientador
Vidor, Gabriel
Metadata
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Resumo
Organizações de diversos portes e segmentos, antes orientadas somente à fabricação e comercialização de produtos, encontram­se agora em um novo contexto, onde adicionar serviços e soluções ao bem manufaturado é sinônimo de vantagem competitiva. Este fenômeno é conhecido como servitização da manufatura. A servitização agrega valor ao produto, inibe a entrada de concorrentes e, consequentemente, proporciona melhores resultados financeiros a longo prazo. Todavia, modificar uma cultura organizacional focada no produto para uma estratégia centrada no serviço exige adequado alinhamento das tradicionais práticas e operações utilizadas pelas organizações. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo principal propor uma análise das práticas de servitização e seu impacto em organizações de manufatura. Para isto, foi realizada uma revisão da literatura abordando os conceitos de manufatura, serviços e suas relações, bem como os conceitos teóricos de servitização. Sendo assim, foram identificadas seis principais práticas e operações utilizadas para entrega de serviços. Diante desse contexto, o presente estudo compreende uma pesquisa qualitativa exploratória de casos múltiplos, realizada em quatro empresas de manufatura atuantes no segmento automotivo. Utilizando­se de entrevistas em profundidade com profissionais diretamente relacionados a entrega de serviços, atuantes nos setores de engenharia, front-office, back office e tecnologia da informação, foi possível analisar como cada empresa organiza as suas instalações, atividades e operações de servitização e, posteriormente, relacioná­las com a teoria. Desta forma, foi possível propor um roteiro para implantação das práticas de servitização, considerando o contexto e as peculiaridades do ambiente de pesquisa. Por fim, sugere­se para estudos futuros a replicação da pesquisa em empresas de diferentes segmentos, bem como com profissionais de outros departamentos, como forma de validar os resultados obtidos e refinar o roteiro de implantação proposto.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2636
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

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