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dc.contributor.advisorCiapparini, Joel Vicente
dc.contributor.authorRuffatto, Vagner
dc.contributor.otherVieceli, Alexandre
dc.contributor.otherLuciano, Marcos Alexandre
dc.date.accessioned2017-06-07T16:23:53Z
dc.date.available2017-06-07T16:23:53Z
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/2669
dc.descriptionUma das maiores dificuldade no desenvolvimento de peças e componentes é a previsão da vida útil do mesmo. Na fabricação de implementos rodoviários é ainda mais difícil estimar a durabilidade de um conjunto devido às interações dos componentes e processo de fabricação. Com a finalidade de aumentar a produtividade e reduzir custos, novos modelos são propostos e aperfeiçoados em cada projeto. Neste trabalho, é apresentada a proposta de substituição da travessa do chassi semirreboque bobineiro carga seca com conceito de mão francesa para um conceito de travessa passante, de aço carbono com 400 MPa de limite de resistência a tração, desenvolvida com o intuído de reduzir o tempo de fabricação e montagem. Através de um mapa de tensões gerado pelo método de elementos finitos, foram definidos os pontos de maior tensão na travessa, a partir disso, submetendo o semirreboque bobineiro carga seca a rodagem em perfis de pista conhecidos pela aplicação do implemento, foram coletados os esforços do componente através de instrumentação. Com a coleta dos sinais de tensão nos pontos estabelecidos, efetuou-se a contagem de ciclos através do método rainflow e aplicando os critérios de fadiga SWT e Goodman modificado para somatório do dano, obteve-se a quilometragem que o implemento irá percorrer até a falha. Considerando a rodagem em pavimentação asfáltica, que representa mais fielmente a aplicação do produto, a distância não ultrapassou 200.000 km com os critérios estabelecidos, então, efetuou-se outra análise utilizando a norma BS7608, norma utilizada pela Randon Implementos e Participações S/A para verificação da vida de componentes soldados. Com a mudança de norma, a vida passou para pouco mais de 250.000 km. Para uma última comparação, foi projetado o uso de material de alta resistência conhecido como Domex 700, verificando-se assim uma vida que ultrapassaria os 1.000.000 km (sic).pt_BR
dc.subjectVida sob fadigapt_BR
dc.subjectRainflowpt_BR
dc.subjectExtensometriapt_BR
dc.subjectSemirreboque bobineiropt_BR
dc.subjectTravessa passantept_BR
dc.subjectSWTpt_BR
dc.titleAnálise de fadiga da travessa de um chassi semirreboque bobineiro considerando diferentes perfis de pistapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR


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