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Percepção de justiça sobre a avaliação de desempenho e sua relação com o comprometimento organizacional

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Dissertacao Ademor Fabio Basso Junior.pdf (2.355Mb)
Data
2017-09-04
Autor
Basso Júnior, Ademor Fábio
Orientador
Galelli, Ademar
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A avaliação individual de desempenho é um processo de mensuração dos indicadores de performance do funcionário. Porém, se os empregados não perceberem esse processo como justo, poderão reagir de forma contrária e boicotar o próprio desempenho. Desse modo, uma forma de evitar a ineficácia da avaliação de desempenho é estimulando a justiça na realização dessa prática. A justiça organizacional é fundamentalmente importante na compreensão, antecipação e direcionamento do comportamento organizacional, pois, a maneira como os indivíduos percebem a justiça, pode condicionar ou influenciar o seu comportamento. O comprometimento organizacional possui relação com o objetivo da empresa em conhecer os seus empregados no ambiente de trabalho e entender as variáveis que os vinculem à organização, pois o comprometimento do indivíduo é um atributo único e exclusivo, ou seja, não pode ser copiado pela concorrência, representando uma vantagem competitiva constante para as organizações. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção de justiça organizacional sobre a avaliação de desempenho e verificar sua relação com o comprometimento organizacional, em uma empresa concessionária de serviço de transporte coletivo, localizada na cidade de Caxias do Sul. O estudo foi de esfera exploratória/confirmatória de abordagem quantitativa, realizada com os funcionários da organização estudada, onde foi aplicado e validado para o contexto brasileiro a ferramenta de análise da percepção de justiça sobre a avaliação de desempenho elaborada por Sotomayor (2006) e comparado suas relações com o comprometimento organizacional abordado em três dimensões com a utilização do questionário de Meyer e Allen (1997). Os principais resultados dessa pesquisa são: que as medidas de justiça organizacional estão contextualizadas; pode-se observar que as dimensões da justiça distributiva, justiça interpessoal e justiça informacional possuem correlação significativa e positiva com as dimensões do comprometimento afetivo, comprometimento instrumental e comprometimento normativo; de uma forma sintética é possível dizer que a justiça distributiva e a justiça interpessoal, predominam, de forma relativa sob a justiça informacional na explicação do comprometimento; que os funcionários possuem sensibilidade às diferentes dimensões da percepção de justiça sobre a avaliação de desempenho e que essas percepções afetam o seu comprometimento organizacional.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3119
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

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