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Aprendizagem, comunicação, liderança e comprometimento organizacional : um estudo no Grupo Beta
dc.contributor.advisor | Larentis, Fabiano | |
dc.contributor.author | Zanotto, Mayara Pires | |
dc.contributor.other | Camargo, Maria Emilia | |
dc.contributor.other | Rech, Jane | |
dc.contributor.other | Vidor, Gabriel | |
dc.contributor.other | Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T16:07:28Z | |
dc.date.available | 2017-09-19T16:07:28Z | |
dc.date.issued | 2017-09-19 | |
dc.date.submitted | 2017-04-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3171 | |
dc.description | A aprendizagem organizacional, embora possa ser classificada como um conceito multidisciplinar, neste estudo foi abordada sob a perspectiva de um agente de mudança comportamental e atitudinal, com vistas ao seu caráter dinâmico e integrador, de valorização à tendência de que as mudanças ocorram de forma contínua, no âmbito individual, grupal, organizacional, formal e informal. A comunicação é um processo que não pode ser considerado apenas como o ato de emitir e receber mensagens, em razão da complexidade da mente humana sustentar o processo. A comunicação organizacional constitui uma área vital nas empresas, que abrange o diálogo com os públicos internos e externos da organização. A liderança configura-se como uma interação entre dois ou mais membros de um grupo, onde ocasionalmente, se faz necessária a estruturação ou reestruturação de situação e de percepções e expectativas dos membros. O comprometimento organizacional está atrelado ao engajamento das pessoas, e os funcionários engajados costumam agir em linhas consistentes de atividades, o que denota seu comprometimento. Com base nisso, o objetivo desta dissertação foi verificar a relação entre aprendizagem organizacional, comunicação interna, liderança e comprometimento organizacional. Na lógica de um estudo de caso, o qual adotou a triangulação de dados e de fontes, esta dissertação foi guiada por uma abordagem mista, a primeira fase foi quantitativa exploratória, a segunda fase foi qualitativa descritiva, e os resultados foram analisados de forma conjunta, na terceira fase, em conjunto com documentos do grupo. A análise quantitativa, uni e multivariada, permitiu compreender quais fatores condizem com a literatura e qual convergem. O principal resultado denota a existência de uma comunicação verticalizada, com ausência de feedback e uso restrito de ferramentas de comunicação. O principal tipo de comprometimento encontrado foi o afiliativo, que remete ao sentimento de pertença que os funcionários têm para com a organização. A liderança, originalmente trabalhada como orientada ao relacionamento e ao tarefa mostrou-se agrupada e com uma boa confiabilidade interna. O tipo de aprendizagem que teve maior representatividade foi a de nível grupal, evidenciando a importância da comunicação e a liderança possuem no contexto organizacional. A análise qualitativa complementou e esclareceu os achados da primeira fase, onde foi possível explorar os principais motivos pelos quais a comunicação vertical é o modelo que mais explica uma análise de correlação, e a evidência de que a liderança está mais disposta a ouvir do que a falar (ausência de feedback). As limitações do estudo concentram-se em não ter sido realizada uma etapa qualitativa com os funcionários, o que ampliaria a compreensão acerca do cenário encontrado. Sugere-se que pesquisas futuras repliquem o estudo na lógica de pesquisa-ação, e que sejam consideradas as perspectivas teóricas da cultura organizacional e de governança corporativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Although organizational learning can be classified as a multidisciplinary concept, in this study it was approached from the perspective of an agent of behavioral and attitudinal change, with a view to its dynamic and integrating character, valuing the tendency for changes to occur continuously, at the individual, group, organizational, formal and informal levels. Communication is a process that cannot be considered merely as the act of issuing and receiving messages, because of the complexity of the human mind sustaining the process. Organizational communication is a vital area in business, encompassing dialogue with the internal and external audiences of the organization. Leadership is seen as an interaction between two or more members of a group, where it is occasionally necessary to structure or restructure the situation and the members' perceptions and expectations. Organizational commitment is tied to people's engagement, and engaged employees often act on consistent lines of activities, which denotes their commitment. Based on this, the objective of this dissertation was to verify the relationship among organizational learning, internal communication, leadership and organizational commitment. As a case study, which adopted the triangulation of data and sources, this dissertation was guided by a mixed approach, the first phase was quantitative and exploratory, the second phase qualitative and descriptive, and the results were then analyzed jointly, in the third phase, together with documents of the group. Quantitative analysis, uni and multivariate, provided understanding of which factors are consistent with the literature and which converge. The main result denotes the existence of vertical communication, lack of feedback and restricted use of communication tools. The main type of commitment found was affiliative, which refers to the sense of belonging that the employees have towards the organization. Leadership, originally posed as relationship-oriented and task-oriented, was grouped and with good internal reliability. The type of learning that had greater representativeness was the one of group level, evidencing the importance that communication and the leadership possess in the organizational context. Qualitative analysis complemented and clarified the findings of the first phase, where it was possible to explore the main reasons why vertical communication is the model that most explains a correlation analysis, and the evidence that leaders are more willing to listen than to talk (absence of feedback). Limitations of this study focus on not having performed a qualitative step with the employees, which would broaden the understanding about the scenario found. It is suggested that future research replicate the study in the logic of action research, and that the theoretical perspectives of organizational culture and corporate governance are considered. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Comunicação nas organizações | pt_BR |
dc.subject | Comprometimento organizacional | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.subject | Organizational learning | pt_BR |
dc.subject | Communication in organizations | pt_BR |
dc.subject | Organizational commitment | pt_BR |
dc.subject | Leadership | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem, comunicação, liderança e comprometimento organizacional : um estudo no Grupo Beta | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0831051187171191 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | ZANOTTO, M. P. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Fachinelli, Ana Cristina |