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dc.contributor.advisorSantos, Rafael José dos
dc.contributor.authorDuarte, Mariana
dc.contributor.otherGonzález, Ana María Sosa
dc.contributor.otherArendt, João Claudio
dc.contributor.otherWitt, Marcos Antonio
dc.contributor.otherOliveira, Rejane Pivetta de
dc.date.accessioned2017-12-12T11:59:06Z
dc.date.available2017-12-12T11:59:06Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017-08-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3373
dc.descriptionEsta tese tem como principal objetivo analisar os elementos imagéticos representados pelo artista plástico, militante e metalúrgico caxiense Bruno Segalla (1922 – 2001), em parte de seu acervo numismático, que compreende as medalhas cunhadas em bronze, dentro de um tema em especial: a ideologia do trabalho. Por meio da leitura de imagem, apresentamos as aproximações e distanciamentos entre a imagem e a palavra, assim como o modo como o corpus escolhido para a análise pode ser utilizado como fonte de pesquisa, ao reconduzir aspectos da história de uma determinada região compreendida pela colonização italiana. Busca-se, além de demonstrar a linguagem artística como fonte histórica, observar a arte da numismática – ciência que estuda as moedas e medalhas. Anterior à realização da leitura das imagens, está traçada uma biografia de Segalla, configurando especialmente sua trajetória como militante dos direitos trabalhistas, característica que está expressa em suas obras. A história do artista, do metalúrgico e de seu ativismo mesclam-se com a história da cidade de Caxias do Sul/RS, perpassando por eventos culturais, como a Festa Nacional da Uva, pela religião e pelo conceito de trabalho, construída a partir da narrativa local acerca da colonização italiana e da industrialização.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the image representations by Bruno Segalla (1922 – 2001), a plastic artist, militant and metalworker from Caxias do Sul (RS, Brazil), in part of his numismatic collection, which includes the medals minted in bronze, within a special theme: work ideology. Through image reading, we present the approximations and distances between images and words, as well how the chosen corpus for this analysis can be used as a research source, in bringing back historical aspects of a specific region encompassed by Italian colonization. In addition, to demonstrate the artistic language as a historical source, this study seeks to look at the art of numismatics – science that studies coins and medals. Prior to the images reading, a biography of Segalla is written, illustrating his trajectory as a labor rights’ militant, a characteristic that is expressed in his works. Segalla’s histories as artist, metalworker, and activist are merged with the history of Caxias do Sul/RS, passing by cultural events, like the Festa Nacional da Uva (“National Grape Festival”, in free translation), by the religion, and by the concept of work, which was built from the local narrative about Italian colonization and industrialization.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectSegalla, Bruno, 1922-2001pt_BR
dc.subjectNumismáticapt_BR
dc.subjectTrabalho - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectNumismaticsen
dc.subjectLabor - Caxias do Sul (RS)en
dc.title"A uva e a engrenagem de bronze" : uma leitura da arte numismática de Bruno Segallapt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniRitterpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8488260829214969pt_BR
mtd2-br.author.lattesDUARTE, M.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR


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