Avaliação das práticas de gestão com as estratégias prescritivas do setor moveleiro de Lagoa Vermelha
Mostra/ Apri
Data
2014-05-22Autore
Silva, Oberdan Teles da
Orientador
Dorion, Eric Charles Henri
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A pesquisa objetivou descrever como desenvolve-se a conduta estratégica e o alinhamento das práticas de gestão, das empresas em estudo, com relação às estratégias prescritivas do setor moveleiro de Lagoa Vermelha. Desenvolveu-se pesquisa qualitativa tipo estudo intra casos e entre empresas em três organizações do setor moveleiro de Lagoa Vermelha. Utilizou-se roteiro de entrevista não estruturado seguida de análise de conteúdo. Para descrever como ocorre a formação da estratégia utilizaram-se cortes das escolas do design, planejamento e posicionamento. Para análise das práticas de gestão a partir das estratégias prescritivas empregaram-se cortes das escolas da cognição, empreendedora, poder, cultural, aprendizado, ambiental e configuração. Nas escolas prescritivas identificou-se que a formatação da conduta estratégica na empresa B é de custo visando padronização de processos. Surge do senso de urgência por meio de consultoria empresarial para fazer frente a concorrência não valorizando o passado para a sua formatação. A empresa A desenvolve estratégia de custo e diferenciação por senso de urgência valorizando também elementos exógenos para a sua formatação. Teve também apoio de consultoria para desenvolvimento da estratégia valorizando, contudo, o seu passado para formatação da estratégia. Já a empresa C possui estratégia de diferenciação sendo pró-ativa. Desenvolve-se através de um processo emergente não planejado estruturada por meio de elementos exógenos e endógenos. Já nas escolas descritivas identificou-se que a estratégia na empresa B é representada por práticas como apoio de psicóloga organizacional, gestão de custo, mudança de layout de produção, prospecção de mercado externo, interação, troca de fornecedores, aquisição de máquinas, grupos progresso e qualidade total e treinamento de líderes. Para o nível tático da empresa B a estratégia é um processo holístico e linear sendo que nem todos extrapolam a conduta estratégica e desenvolvem capacidade visionária que é limitada pelo nível hierárquico e análise formal. Na empresa A a estratégia é um processo linear e resulta em práticas de gestão como reuniões diárias e semanais entre os setores, treinamento em comunicação interna, aquisição de máquinas, matéria prima de qualidade, prospecção de mercado, eficiência operacional, desenvolvimento de produto, prioridade de processos, produção de lote fechado, viagens de negócios, parcerias, desenvolvimento de lideranças, gestão de compras, organização de processos e eficiência em qualidade e preço. Nem todos tem capacidade de ensinamento visionário e todos extrapolam a estratégia desde que debatido em conjunto. Na empresa C a estratégia é de inovação e liderança sendo desenvolvida através de reuniões diárias de líderes de setor e mensal com todos da empresa. As práticas para implementação estratégica envolvem ainda através programa 05 Ss, grupo qualidade da empresa C, caixa de sugestões, gestão de custo, investimento em maquinário, pedidos on line, venda pela internet, gestão de representantes, assistência técnica, design de produto, fluxo de informação, treinamento comportamental, gestão de frota de veículos, redução de rotinas, busca treinamentos fora da empresa, funcionário capacitado e motivado mudança de matéria prima e processos e central de compras. Nem todos tem capacidade visionária e todos extrapolam a diretriz.