Inovação tecnológica e lealdade à marca: estudo de uma empresa do ramo de estruturas metálicas na Região Sul do Brasil.
Data
2018-04-20Autore
Leão, Sebastião de Oliveira
Orientador
Motta, Marta Elisete Ventura da
Metadata
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A marca é um sistema integrado de ações que envolvem o comprometimento desde o planejamento, a fase de entrega e de toda a manutenção dos atributos materiais e de imagem do negócio de uma empresa. Nesse sentido, a dissertação tem o objetivo de elaborar um plano de inserção da marca de uma empresa do ramo de estruturas metálicas na região sul do Brasil, através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa e do tipo exploratória e descritiva, na qual foram investigados 46 clientes escolhidos de forma aleatória durante o período de agosto a outubro de 2014, bem como com 12 empresas concorrentes do ramo de estruturas metálicas. O instrumento de coleta de dados ocorre por meio de questionários com perguntas fechadas e foi utilizado um plano de análise de dados para classificação dos dados, passando por um processo de tabulação, representados através de tabelas e gráficos, de acordo com as informações obtidas e para uma melhor forma de visualização. Os dados coletados foram agrupados e realizadas interpretações textuais e gráficas. Como resultados pode-se definir o público-alvo e o posicionamento da empresa em estudo, como os clientes que precisavam de estruturas metálicas específicas para a compra, as variedades de equipamentos de aço para edificações, preços acessíveis, cumprimento da entrega dos produtos no prazo e realização de orçamentos. Além disso, pode-se observar que os clientes estavam satisfeitos quanto aos produtos da referida empresa, com relação ao preço e qualidade dos mesmos. Quanto aos funcionários, apresentaram desempenho satisfatório com o canal de distribuição e imagem da empresa. Por meio da pesquisa destacam-se as forças com maior percentual: preços acessíveis, bom atendimento e apoio e suporte pós-compra; quanto às fragilidades, com maior índice, obteve-se a alta concorrência e as perdas de profissionais para os concorrentes. Em relação ao posicionamento das empresas concorrentes no ramo de estruturas metálicas foram definidas, pois tem como fornecedores de matéria-prima empresas com marcas conhecidas, com preços acessíveis e material de qualidade, com pontos fortes e fracos semelhantes com a empresa em estudo, e tem como maiores atributos os preços de acordo com cada projeto, mas acessíveis, bem como, a entrega dos produtos no prazo determinado. Foi possível desenvolver um plano de inserção da marca da empresa em questão, o qual mostra que a mesma pode usar e contribuir para manter, cuidar e, principalmente, gerenciar de forma profissional a sua marca. Por meio das estratégias sugeridas acredita-se que tal meta contribuirá para inserção tornando-a forte e vendedora.