Navegação Teses e Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 1731-1750 of 2759
-
A linguagem conceitual geográfica : uma dimensão da prática docente no ensino fundamental
(2014-05-30)O presente trabalho consiste, primeiramente, de uma pesquisa teórica que almejou fundamentar aquilo que lhe seguiu: uma pesquisa-ação, efetivada e apresentada aqui, na área do ensino de Geografia para os primeiros anos do ... -
A linguagem da educação ambiental e a construção da pertença planetária
(2014-06-06)A presente investigação tem como objetivo principal construir conexões entre os sentidos da linguagem dos educadores de educação ambiental com relação ao manejo dos resíduos sólidos no espaço escolar e a forma como os ... -
Linguagem e educação nos processos interativos de ensino e de aprendizagem no uso de tecnologias digitais
(2015-04-13)Duas situações convidam o professor a inovar suas aulas com o uso de tecnologias digitais: por Aluno (PROUCA) do Governo Federal –, em outras escolas, há a presença de laboratórios de informática – incentivo dos Governos ... -
A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem
(2015-09-30)Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a linguagem, através dos enunciados registrados por estudantes e o professor em blog educativo, e o processo de aprendizagem. Utiliza-se a metáfora ... -
A linguagem na definição : transposição didática de conceitos para a formação de auditores internos de gestão da qualidade
(2015-06-11)Esta pesquisa propõe-se a investigar como a linguagem pode ser usada na transposição didática dos conceitos de sistema de gestão, auditoria, evidência, requisito, conformidade, não conformidade, ação corretiva/preventiva ... -
Linguagem, interação social e cultura: alternância de código chinês-português por imigrantes chineses no Rio Grande do Sul
(2014-05-19)Neste trabalho, estuda-se a alternância de código chinês-português por imigrantes chineses que moram no Rio Grande do Sul. Analisam-se vinte e duas vinhetas, coletadas durante três meses, na perspectiva da sociolingüística ... -
Literatura e estratégias de leitura no Ensino Médio : análise de proposta para a formação de leitores autônomos
(2016-11-22)O objetivo desta pesquisa é investigar a aplicação de sequência de leitura, de maneira a identificar possíveis avanços no processo de formação leitora do aluno de Ensino Médio, considerando o uso autônomo e eficaz de ... -
Literatura e história: diálogos na sala de aula
(2014-05-19)Proposta de diálogo interdisciplinar entre Literatura e História, com o propósito de discutir de que forma o texto literário pode ser aproveitado nas aulas de História do Ensino Médio. Investigação da ideologia subjacente ... -
Literaturar: uma escrita pelo ato
(2024-03-28)Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da ... -
O livre exercício da atividade econômica, proteção do meio ambiente e instrumentos da política nacional
(2014-05-15)Esta pesquisa tem por objeto o conflito existente entre o exercício da atividade econômica e a proteção do ambiente, emergindo o questionamento de como conciliar tais valores em busca da melhoria da qualidade de vida das ... -
O livre-arbítrio em John R. Searle : uma contraposição do naturalismo biológico ao fisicalismo e ao funcionalismo
(2015-02-05)Nesta dissertação, procura-se analisar se o naturalismo biológico de John Searle se apresenta como uma alternativa mais viável que as correntes fisicalistas e funcionalistas nas pesquisas que tratam da questão do livre-arbítrio. ... -
Livro de poesia no Ensino Médio : possibilidade de interação
(2018-02-23)Esta investigação objetiva analisar possibilidades de interação entre a poesia e os prováveis destinatários - estudantes matriculados no Ensino Médio -, a partir do estudo da antologia Poesia faz pensar, pertencente ao ... -
O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
(2015-11-25)O livro didático configura-se como um dos instrumentos pedagógicos mais utilizados pelos professores em sala de aula. Sabe-se que, a partir do contexto em que são produzidos, os livros didáticos sofrem interferências de ... -
Livros raros na Universidade de Caxias do Sul: identificação e catalogação descritiva
(2014-05-15)Elabora-se, pela primeira vez, o levantamento e a catalogação descritiva do acervo de livros raros da Universidade de Caxias do Sul com vistas à sua publicização. O trabalho inclui a síntese histórica da Biblioteca Central ... -
Língua e cultura regional : um estudo léxico-semântico da obra A casa das sete mulheres, de Leticia Wierzchowski
(2015-11-03)Alguns elementos da realidade histórica e cultural, identificados em obras de ficção que tratam do Rio Grande do Sul, contribuíram e ainda contribuem para a construção de um imaginário social e de uma identidade regional, ... -
Línguas maternas indígenas: etnopolíticas públicas como elemento de sustentabilidade socioambiental do Estado Democrático Multiétnico de Direito
(2021-10-18)Esta tese busca saber em que medida as Etnopolíticas Públicas Linguísticas têm contribuído para a sustentabilidade socioambiental do Estado Democrático Multiétnico de Direito no Brasil. Procura demonstrar, por um viés ... -
As lógicas territoriais dos meios de hospedagens em Caxias do Sul - RS
(2024-07-16)A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa: turismo, hospitalidade, organizações e sustentabilidade, e foi pensada como uma forma de contribuir para o entendimento das lógicas territoriais que afetam as cidades e são ... -
O lugar discursivo do sujeito no segmento turístico GLS
(2017-02-22)Esta dissertação filia-se à teoria analítica do discurso proposta pelo filósofo Michel Pêcheux e tem como tema central discussões sobre o processo de estruturação do discurso acadêmico que aborda a segmentação do Turismo ... -
O lugar do sujeito feminino na revista curitibana A Sempre-Viva (1924-1925)
(2018-01-30)No presente trabalho, discute-se a produção literária de mulheres na revista curitibana A Sempre-Viva, publicada em 1924/1925. Assim, investiga-se que lugar o sujeito feminino ocupa nessa publicação, a partir de aportes ...