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Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional
dc.contributor.advisor | Boff, Elisa | |
dc.contributor.author | Lima, Henrique Pagno de | |
dc.contributor.other | Zampieri, André | |
dc.contributor.other | Fardo, Marcelo Luís | |
dc.date.accessioned | 2018-05-07T22:56:06Z | |
dc.date.available | 2018-05-07T22:56:06Z | |
dc.date.issued | 2018-05-07 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3723 | |
dc.description | O objetivo principal deste trabalho foi a modelagem, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de serious game que auxilie crianças a desenvolverem lógica computacional. Os serious games tem se tornado cada vez mais populares nos dias de hoje. Isso ocorre principalmente porque os mesmos proporcionam uma forma divertida e engajante de aprendizagem, trabalhando como um auxílio de ensino para aqueles que o usufruem. A partir disso, foi selecionado o tema do pensamento computacional para agir como objetivo de aprendizagem do serious game, dada a sua importância como objeto de estudo nos dias de hoje, já que o conhecimento do mesmo é benéfico de várias formas. O serious game proposto limita-se a um público-alvo específico de seis a oito anos de idade, visando ensinar aos mesmos os conceitos básicos desta forma de pensamento. A seleção desta faixa etária baseou-se na Teoria Cognitiva de Piaget, que estuda a evolução cognitiva do ser humano ao longo do seu desenvolvimento. Através do estudo do framework DPE (Design, Play, Experience), pudemos identificar uma base eficiente para estruturar a análise do protótipo de serious game proposto, dividindo-o nas camadas apresentadas pelo framework. O framework é organizado de forma que o objetivo de ensino do serious game seja o foco na criação do mesmo, não permitindo que este seja tomado como segundo plano no projeto. Concluindo, o protótipo de serious game proposto neste trabalho é direcionado a plataformas mobile e objetiva-se em ensinar a crianças os conceitos básicos de lógica para computação de uma forma divertida e interessante (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Software educacional - Jogos por computador | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciência da Computação | pt_BR |