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A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico

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Dissertacao Lara Moncay Reginato.pdf (5.279Mb)
Data
2018-05-08
Autor
Reginato, Lara Moncay
Orientador
Benevenuto Junior, Alvaro Fraga Moreira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo a utilização da fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico. Parte da percepção de que a fotografia é uma fonte histórica por ser uma produção humana no tempo e, como tal, pode ser observada como um documento/monumento, conforme Le Goff (1996). Ao mesmo tempo, por ser capaz de produzir significado e sentido naquele que a observa, a fotografia adquire status de linguagem, uma linguagem não verbal, semiótica. Ao analisarmos a fotografia nesses dois sentidos – como fonte histórica e como linguagem –, partindo dos pressupostos de Kossoy (2007) e sua metodologia de desconstrução dessa fonte imagética, por meio da análise de seus aspectos iconográficos e iconológicos, objetivou-se que alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul, fossem capazes de produzir legendas em forma de narrativa histórica que privilegiassem o tempo histórico em suas múltiplas dimensões, de rupturas, permanências, transformações e continuidades. Para tanto, foram utilizadas fotografias do acervo familiar dos alunos, portanto, situadas no tempo passado, em contraponto com fotografias que foram produzidas pelos alunos no tempo presente. Cabe ressaltar que os jovens de hoje já convivem e operam com as tecnologias de forma cotidiana, estão constantemente registrando seu cotidiano por meio da fotografia sem se darem conta de que estão produzindo um registro, um documento e uma memória de seu tempo. Esse fato pode estar relacionado ao que Hartog (2014) anuncia como uma crise em relação ao tempo e suas temporalidades, o “presentismo”, que tem seu início no final do século XX. Há uma urgência no ato de viver o tempo presente que acaba desconsiderando as relações existentes entre passado e futuro. Ao mesmo tempo, utilizar tecnologias que fazem parte do dia a dia dos jovens para mediar a análise do tempo histórico está em acordo com as teorias pedagógicas sobre aprendizagem significativa.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3726
Collections
  • Mestrado Profissional em História [91]

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