dc.contributor.advisor | Benevenuto Junior, Alvaro Fraga Moreira | |
dc.contributor.author | Reginato, Lara Moncay | |
dc.contributor.other | Meinerz, Carla Beatriz | |
dc.contributor.other | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T14:53:44Z | |
dc.date.available | 2018-05-08T14:53:44Z | |
dc.date.issued | 2018-05-08 | |
dc.date.submitted | 2017-12-06 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3726 | |
dc.description | Esta pesquisa teve por objetivo a utilização da fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico. Parte da percepção de que a fotografia é uma fonte histórica por ser uma produção humana no tempo e, como tal, pode ser observada como um documento/monumento, conforme Le Goff (1996). Ao mesmo tempo, por ser capaz de produzir significado e sentido naquele que a observa, a fotografia adquire status de linguagem, uma linguagem não verbal, semiótica. Ao analisarmos a fotografia nesses dois sentidos – como fonte histórica e como linguagem –, partindo dos pressupostos de Kossoy (2007) e sua metodologia de desconstrução dessa fonte imagética, por meio da análise de seus aspectos iconográficos e iconológicos, objetivou-se que alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul, fossem capazes de produzir legendas em forma de narrativa histórica que privilegiassem o tempo histórico em suas múltiplas dimensões, de rupturas, permanências, transformações e continuidades. Para tanto, foram utilizadas fotografias do acervo familiar dos alunos, portanto, situadas no tempo passado, em contraponto com fotografias que foram produzidas pelos alunos no tempo presente. Cabe ressaltar que os jovens de hoje já convivem e operam com as tecnologias de forma cotidiana, estão constantemente registrando seu cotidiano por meio da fotografia sem se darem conta de que estão produzindo um registro, um documento e uma memória de seu tempo. Esse fato pode estar relacionado ao que Hartog (2014) anuncia como uma crise em relação ao tempo e suas temporalidades, o “presentismo”, que tem seu início no final do século XX. Há uma urgência no ato de viver o tempo presente que acaba desconsiderando as relações existentes entre passado e futuro. Ao mesmo tempo, utilizar tecnologias que fazem parte do dia a dia dos jovens para mediar a análise do tempo histórico está em acordo com as teorias pedagógicas sobre aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this research is the use of photography as a source for meaningful learning about the historical time. Beginning from the perception that photography is a historical source, because it is a human production in time and, as such, according to Le Goff (1996), can be observed as a document/monument. At the same time, by being able to produce meaning and feelings in that one who observes it, photography acquires language status, a non-verbal, semiotic language. In analyzing photography in these two senses - as a historical source and as a language -, starting from the presuppositions of Kossoy (2007) and its methodology of deconstruction of this imagistic field, through the analysis of its iconographic and iconological aspects, it was intended that students of the 3rd grade of high school from Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul, were able to produce legends in the form of a historical narrative that privileged historical time in its multiple dimensions, ruptures, stays, transformations and continuities. In order to do so, we used photographs of the students' family collection, therefore, located in the past, in counterpoint with photographs that were produced by the students in the present time. It is worth mentioning that today's young people already live and work with technologies on a daily basis, they are constantly recording their lives through photography without realizing that they are producing a record, a document and a memory of their time. This fact may be related to what Hartog (2014) stated as a crisis in relation to time and its temporalities, the "presentism", which began in the late twentieth century. There is an urgency in living the present moment that ends up disregarding the relations between past and future. In addition, using technologies that are part of the daily life of young people to mediate the analysis of historical time is in agreement with the pedagogical theories about meaningful learning. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Photographs | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | History | en |
dc.title | A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7105810792739971 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | REGINATO, L. M | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Buffato, Katani Maria Monteiro | |