• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aprendizagem em nível organizacional através da interação entre o formal e o informal no desenvolvimento de aplicativos em uma instituição financeira

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao André Foletto.pdf (1.033Mb)
Data
2018-04-03
Autor
Foletto, André
Orientador
Larentis, Fabiano
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Os avanços na tecnologia da informação têm transformado a oferta, o desenvolvimento e a forma de consumo dos produtos e serviços financeiros. Porém, investimentos em TI de maneira isolada não promovem uma vantagem sustentável, o que torna relevante a maneira com que as empresas potencializam seus investimentos criando recursos e conhecimentos de TI, fatores que determinam a eficácia da empresa. Neste contexto, a aprendizagem organizacional age como mediadora entre as competências da tecnologia da informação e o desempenho da organização, isto possibilita o alcance de vantagens competitivas sustentáveis. Este estudo tem por o objetivo analisar como ocorre a contribuição das interações entre processos formais e informais na aprendizagem em nível organizacional para o desenvolvimento de novos softwares e aplicativos, em uma instituição financeira. Portanto, procura obter resposta para a questão de pesquisa: Como ocorre a contribuição da interação entre processos formais e informais, na aprendizagem em nível organizacional, para o desenvolvimento de novos aplicativos, em uma instituição financeira? Para tal, foi conduzida uma pesquisa qualitativa de estudo de caso único, realizada na área de tecnologia, de uma instituição financeira. Foi utilizada a triangulação entre três procedimentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada, observação e consulta documental. Foram realizadas nove entrevistas, até que foi obtida a saturação teórica, na sequência, a análise dos dados foi efetuada com categorização a posteriori e auxílio do software NVIVO 11, os resultados obtidos a partir desta análise possibilitaram o desenvolvimento do esquema conceitual proposto, que considera a aprendizagem formal e informal como complementares, e apresenta a interação entre os processos, os facilitadores e os limitadores da aprendizagem, os grupos que se formam e a memória organizacional, e a através disto, ocorre à inovação e novos conhecimentos são assimilados pela organização a partir das práticas, rotinas, contexto, interesses individuais e cultura existentes. Deste modo, os novos conhecimentos da organização são construídos com base na relação existente entre os processos de aprendizagem e a tecnologia da informação.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3751
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV