Aprendizagem em nível organizacional através da interação entre o formal e o informal no desenvolvimento de aplicativos em uma instituição financeira
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Data
2018-04-03Autore
Foletto, André
Orientador
Larentis, Fabiano
Metadata
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Os avanços na tecnologia da informação têm transformado a oferta, o desenvolvimento e a forma de consumo dos produtos e serviços financeiros. Porém, investimentos em TI de maneira isolada não promovem uma vantagem sustentável, o que torna relevante a maneira com que as empresas potencializam seus investimentos criando recursos e conhecimentos de TI, fatores que determinam a eficácia da empresa. Neste contexto, a aprendizagem organizacional age como mediadora entre as competências da tecnologia da informação e o desempenho da organização, isto possibilita o alcance de vantagens competitivas sustentáveis. Este estudo tem por o objetivo analisar como ocorre a contribuição das interações entre processos formais e informais na aprendizagem em nível organizacional para o desenvolvimento de novos softwares e aplicativos, em uma instituição financeira. Portanto, procura obter resposta para a questão de pesquisa: Como ocorre a contribuição da interação entre processos formais e informais, na aprendizagem em nível organizacional, para o desenvolvimento de novos aplicativos, em uma instituição financeira? Para tal, foi conduzida uma pesquisa qualitativa de estudo de caso único, realizada na área de tecnologia, de uma instituição financeira. Foi utilizada a triangulação entre três procedimentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada, observação e consulta documental. Foram realizadas nove entrevistas, até que foi obtida a saturação teórica, na sequência, a análise dos dados foi efetuada com categorização a posteriori e auxílio do software NVIVO 11, os resultados obtidos a partir desta análise possibilitaram o desenvolvimento do esquema conceitual proposto, que considera a aprendizagem formal e informal como complementares, e apresenta a interação entre os processos, os facilitadores e os limitadores da aprendizagem, os grupos que se formam e a memória organizacional, e a através disto, ocorre à inovação e novos conhecimentos são assimilados pela organização a partir das práticas, rotinas, contexto, interesses individuais e cultura existentes. Deste modo, os novos conhecimentos da organização são construídos com base na relação existente entre os processos de aprendizagem e a tecnologia da informação.