dc.contributor.advisor | Macke, Janaina | |
dc.contributor.author | Dilly, Eliete Kunrath | |
dc.date.accessioned | 2014-05-22T19:44:42Z | |
dc.date.available | 2014-05-22T19:44:42Z | |
dc.date.issued | 2014-05-22 | |
dc.date.submitted | 2009-04-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/377 | |
dc.description | Este estudo descreve como se estruturam as redes sociais dos empresários participantes da Rede de Cooperação AutoRede, do município de Novo Hamburgo. Mais especificamente, como se estruturam as redes de relações surgidas entre os empresários e as pessoas pertencentes à suas redes relacionais. Trata-se de um estudo de caso, com a realização de um censo. Foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos, num processo de avaliação de informações chamado de triangulação, sendo usados os princípios da triangulação dos dados e da triangulação do método. A partir desta abordagem, serão avaliadas as dimensões estrutural, relacional e cognitiva do capital social na AutoRede. O estudo foca os padrões de rede caracterizados por conteúdos específicos nela transacionados, a saber: as redes de apoio ou influência, de amizade, de informação e de confiança. São analisadas as interligações das dimensões do capital social da AutoRede para mostrar a construção destas relações no contexto desta Rede específica. A análise dos dados mostrou que as redes pesquisadas são esparsas e que há atores que concentram a centralidade quando consideradas as redes dos quatro conteúdos transacionados. Além disso, a rede de confiança é a menor de todas as redes pesquisadas, confirmando o preconizado pela teoria. Os achados também mostraram que a construção das redes dos empresários é baseada na diversidade de papéis, sendo as relações estabelecidas, em sua maioria, próximas ou muito próximas. Encontrou-se, ainda, que as redes possuem uma baixa reciprocidade nas relações. Por fim, notou-se que os empresários possuem significados compartilhados, mostrando-se como mais salientes aqueles relativos à experiência na participação em rede e benefícios obtidos. A partir dos resultados, foi construído um roteiro para avaliar a geração de capital social em Redes de Cooperação, sendo este a principal contribuição deste estudo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study describes how the social networks of the entrepreneurs participating in the Cooperation Network AutoRede, in the municipality of Novo Hamburgo, are structured. More specifically, it describes how emerging relationship networks between entrepreneurs, and people belonging to their relational networks, are structured. This is a case study, in which a census was carried out. Qualitative and quantitative methods were used, in an evaluation process of information called triangulation. The principles of data triangulation and the triangulation method were used. From this approach, the structural relational and cognitive dimensions of social capital in AutoRede will be evaluated. The study focuses on patterns of network characterized by specific contents therein traded, namely, the networks of support or influence, friendship, information and trust. It analyzes the interrelationship of the dimensions of the social capital of AutoRede in order to present how these relations are built in the context of this specific network. Data analysis showed that the networks surveyed are sparse and that there are actors who concentrate the centrality when the content of the four networks traded are taken into account. Furthermore, the trust network is the smallest of all the networks studied, confirming the state postulated by the theory. The findings showed that the construction of the entrepreneur´s network is based on diversity of roles, with the relations being established, in their majority, as close or very close. What the findings also reveal is that the networks have a low reciprocity in relations. Finally, it was noticed that entrepreneurs have shared meanings, and those relating to the experience of participation in the network, and benefits obtained, are the most relevant. From the results, a roadmap was built in order to evaluate the generation of social capital in Cooperation Networks, which is the main contribution of this study. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.subject | Capital social | pt_BR |
dc.subject | Redes | pt_BR |
dc.subject | Rede de cooperação AutoRede | pt_BR |
dc.subject | Social capital | pt_BR |
dc.subject | Network | pt_BR |
dc.subject | Cooperation networks | pt_BR |
dc.title | Capital social em redes de cooperção: um estudo de caso da AutoRede | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8760826614451417 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | DILLY, E. K. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Administração | pt_BR |