Listar Teses e Dissertações defendidas na UCS por autor "Valentini, Carla Beatris"
Mostrando ítems 1-20 de 70
-
Aprendizado como potência de agir: uma tentativa na alfabetização
Busato, Fernanda Reginato (2022-03-14)O tema alfabetização ensaia junto à filosofia da educação da diferença por meio de uma tentativa de aproximar o aprendizado como potência de agir à alfabetização. A partir da problematização, o objetivo ensaia a tentativa ... -
Aprendizagem de programação mediada por uma linguagem visual: possibilidade de desenvolvimento do pensamento computacional
Poloni, Leonardo (2018-05-17)O presente trabalho buscou identificar e analisar as formas de mediação possibilitadas pelo Scratch no processo de ensino aprendizagem de programação no Ensino Médio. Para isso, tomou como pergunta norteadora: como o Scratch ... -
Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes
Lemons, Caroline Caldas (2020-12-23)Esta tese teve como objetivo geral, por meio de narrativas sobre as experiências estudantis, estabelecer possíveis conexões entre as Culturas de Intervenção Pedagógica (de reprodução, recomendação, disciplina, outorga/tr ... -
Atividade pedagógica para o componente curricular de educação física com base em jogo eletrônico
Rech, Gislaine Zanoto (2023-04-20)Esta pesquisa investiga acerca da extração de elementos lúdicos de jogos eletrônicos, situados na perspectiva da Cultura Digital, como forma de motivar estudantes da Educação Básica a engajarem-se em atividades pedagógicas ... -
Concepção de avaliação da pedagogia Waldorf: contribuições para a construção de espaços inclusivos
León Fernández, Sarai Sánchez de (2019-10-11)A educação inclusiva é assunto de discussão no contexto educacional que transcende as fronteiras nacionais. As escolas e os professores, na tentativa de adaptar-se a essa nova realidade, procuram formas de transformar o ... -
Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
Augustin, Ingrid Renata Lopes (2014-06-06)A presente dissertação refere-se a um estudo qualitativo sobre as percepções coletivas de educação da pessoa com deficiência intelectual de um grupo de representantes membros do Conselho Municipal de Educação (CME), de ... -
A constituição da identidade de estudantes surdos : o protagonismo dos surdos na escola bilíngue
Silva, Micheli Porn da (2022-07-07)Essa dissertação tem com como objetivo analisar como os professores surdos e os alunos egressos de uma escola bilíngue para Surdos percebem o papel da comunidade escolar na constituição da identidade surda. Para esse estudo, ... -
Contribuições da intervenção assistida por cão para uma criança com paralisia cerebral e deficiência intelectual
Centenaro, Franciele (2016-12-06)Essa pesquisa tem como objetivo central apresentar contribuições de uma Intervenção Assistida por Cão (IAC) para a facilitação do processo comunicativo de uma criança com paralisia cerebral associada à deficiência intelectual, ... -
Contribuições dos pais para a aprendizagem de crianças diagnosticadas com TDAH : uma análise a partir da teoria de Vigotski
Cadore, Fernanda Meneghel (2023-01-19)Atualmente, muito tem-se falado a respeito de diagnósticos psiquiátricos para justificar problemas de aprendizagem e de comportamento. O diagnóstico de TDAH é um dos principais na sociedade contemporânea. Muito presente ... -
Contribuições dos princípios da complexidade para a constituição de ambientes de aprendizagem no contexto da cibercultura
Kloss, Caroline (2020-07-15)Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, emergiu de uma experiência que tinha como ... -
O corpo da criança com paralisia cerebral: percepção dos professores e estratégias pedagógicas
Oliveira, Emerline de (2019-03-06)O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de professores acerca de estudantes com Paralisia Cerebral, considerando a centralidade do corpo e as estratégias pedagógicas utilizadas pelos educadores, com a finalidade ... -
Deficiência intelectual e letramento: compreensão de professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
Sassi, Suelen de Marco (2021-11-02)A trajetória do estudante com deficiência intelectual, no Brasil, é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado discussões e reflexões que se intensificaram desde a implementação das políticas de inclusão nos ... -
Documentação pedagógica: estudo sobre crianças e suas linguagens
Wilmsen, Lilibth (2021-07-21)A presença de crianças como interlocutoras empíricas sustenta esta investigação que tem como objetivo investigar visões de infâncias, crianças e suas linguagens expressas em documentações pedagógicas, no contexto da Educação ... -
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
Toniazzo, Fernanda Ribeiro (2015-11-04)O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de ... -
Educação e linguagem : em busca do conceito de enunciação em referenciais curriculares de língua portuguesa
Zanette, Carla Roberta Sasset (2016-05-24)A partir de pressupostos teóricos de Émile Benveniste, esta pesquisa investiga o conceito de enunciação e os que o constituem (eu-tu-aqui-agora), no documento intitulado Referenciais da Educação da Rede Municipal de Caxias ... -
Educação e linguagem : estudo polifônico da compreensão leitora do cego congênito
Toniazzo, Fernanda Ribeiro (2022-02-24)O presente estudo objetiva contribuir para o processo de compreensão leitora de pessoas com cegueira congênita sob a ótica da polifonia linguística. Nesse sentido, tem em vista a importância da aprendizagem pelo Sistema ... -
O ensino médio na Serra Catarinense diante da implementação da BNCC: (im)possibilidades e desafios no atual cenário
Tubs, Mariléia Aparecida Wolff (2024-06-06)A presente tese apresenta estudo realizado na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, do Doutorado Interinstitucional (DINTER) de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul/RS - UCS e da ... -
Entre as frestas das políticas públicas: representações sociais de famílias de crianças em sofrimento psíquico grave
Monteiro, Ananaíra (2020-05-29)O objetivo desta pesquisa é descrever as representações sociais referentes ao cuidado, nos âmbitos da educação, saúde e assistência social, que emergem nos relatos de famílias de crianças em sofrimento psíquico grave. A ... -
Entre escolas : a trajetória escolar de estudantes com deficiência intelectual a partir da percepção das mães
Oliveira, Claudia Medeiros de (2016-12-07)A trajetória escolar do estudante com deficiência intelectual é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado inúmeras inquietações e ponderações a seu respeito. Os estudos realizados na área comumente abordam o ... -
Entre história e memórias: análise do processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a partir de trajetórias docentes
Copetti, Aline Marques (2023-11-29)Pesquisar o processo de escolarização e inclusão de crianças com deficiência torna- se relevante quando se pensa na história de exclusão e segregação vivida pelas pessoas com deficiência, bem como quando se reconhece a ...