Navegação Teses e Dissertações defendidas na UCS por autor "Ramos, Flávia Brocchetto"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 70
-
Documentação pedagógica: estudo sobre crianças e suas linguagens
Wilmsen, Lilibth (2021-07-21)A presença de crianças como interlocutoras empíricas sustenta esta investigação que tem como objetivo investigar visões de infâncias, crianças e suas linguagens expressas em documentações pedagógicas, no contexto da Educação ... -
Educação literária pela mediação: estudo aplicado no primeiro ano do ensino fundamental
Ló, Judithe Eva Dupont (2014-06-04)No contexto escolar, a leitura literária tem recebido um tratamento geralmente voltado para a decodificação do texto verbal e para o encaminhamento didático de outros conteúdos, distanciando-se, desse modo, de práticas que ... -
Educação para a diversidade : acervos complementares do PNLD/2010
Amaral, Liliane Melo do (2014-07-14)Esta dissertação analisa a representação de identidades culturais em obras da área de Ciências Humanas do conjunto 1 dos acervos complementares PNLD 2010, destinados aos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, e a ... -
Educação pelo poético : a poesia na formação da criança
Espeiorin, Vânia Marta (2014-05-30)Educar pelo poético é uma maneira de instigar a criança a se perceber como ser de possibilidades, inserido num contexto social e aberto ao aprendizado, à criação, ao devaneio, à arte. É a especificidade do texto literário ... -
Enlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheres
Munhoz, Estella Maria Bortoncello (2022-08-04)Esta dissertação investiga o enlace narrativo entre as linguagens verbal e visual em livros ilustrados criados por mulheres. Pretende-se, com a pesquisa, enfocar na visualidade tendo como material de análise a criação de ... -
Ensino de literatura : da Paideia ao paradigma sistêmico
Gabrielli, Mariele (2016-11-22)Esta dissertação investiga a evolução do pensamento educacional, buscando aproximações com as rupturas paradigmáticas da ciência, para verificar como esses processos se intercruzam no ensino de Literatura. A pesquisa ... -
Espiritismo e literatura: as práticas de leitura em um grupo de estudo espírita de Caxias do Sul
Teixeira, Jorgemar (2021-08-31)Esta pesquisa apresenta elementos da cultura espírita brasileira por meio de uma abordagem etnográfica sobre a leitura e a fala em um grupo de estudos, no Centro Espírita Alunos do Bem, da cidade de Caxias do Sul, Rio ... -
Experiência literária no ensino médico: estudo comparado Brasil - Uruguai
Basso, Elsa Mónica Bonito (2020-12-08)Esta tese propõe analisar e comparar a experiência literária no ensino formal, de estudantes de segundo e terceiro ano de Ensino Médio, no Rio Grande do Sul (Brasil), e do último ano do Bachillerato diversificado, no ... -
Experiência pedagógica pela linguagem poética e corporal
Maciel, Rochele Rita Andreazza (2014-06-03)Esta dissertação contempla pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEd- UCS), através da Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e tem como foco o estudo da linguagem ... -
A formação continuada de professoras no contexto da educação infantil
Pezzi, Marcela Fabrícia Velho (2023-12-12)A presente pesquisa, intitulada "A Formação Continuada de Professoras no Contexto da Educação Infantil", está vinculada à linha de pesquisa "Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão", bem como ao Observatório ... -
Fun design e a cultura do gótico: uma leitura obtusa de artefatos culturais pelo viés da cognição
Broilo Neto, Gilberto (2021-09-03)Esta tese trata da relação teórica entre as áreas do design, semiologia, leitura e cultura do gótico. No que toca ao design, discutem-se a materialização de construtos identitários e a performance de usabilidade por conta ... -
Interação de bebês com livros literários
Pinto, Marcela Lais Allgayer (2018-05-22)O presente estudo tem como objetivo analisar a interação de bebês com livros literários, a fim de contribuir para os processos de educação literária na Educação Infantil. A dissertação fundamenta-se em pesquisa investigativa ... -
Itinerários no processo de educar na infância: diálogos entre pedagogias
Maciel, Rochele Rita Andreazza (2019-11-12)Esta tese investiga como os artefatos pedagógicos originam distintos modos de orientar o processo de educar crianças pequenas, qualificando as práticas pedagógicas, a partir de experiências vividas no cotidiano dos serviços ... -
Jovens e ensino médio : aspectos históricos e culturais da relação pedagógica
Dornelles, Phelipe Rodrigues Marocco (2015-10-26)Esta dissertação de mestrado situa-se no contexto da atual crise do Ensino Médio, a qual acontece num contexto influenciado por fatores extra e intra-escolares, demonstrando uma inadequação da instituição escolar às ... -
Leitura de histórias em quadrinhos do PNBE 2012 : a Turma do pererê
Buffon, Eliana Cristina (2015-04-13)Este estudo apresenta uma reflexão sobre a linguagem na modalidade narrativa denominada história em quadrinhos, a partir do estudo do livro A Turma do Pererê: 365 dias na Mata do Fundão, de Ziraldo. O referido título foi ... -
Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
Oliveira, Lucila Guedes de (2014-05-29)Como os estudantes de 5° ano significam narrativas visuais e verbo-visuais do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2010), frente às potencialidades das linguagens presentes nas obras literárias selecionadas? Essa ... -
A leitura literária como experiência performática: estudo das práticas leitoras de professores de língua inglesa
Dall Agnol, Samira (2021-09-30)A presente tese analisa as práticas de leitura literária dos professores de língua inglesa no intuito de compreendê-las como experiências performáticas. A fundamentação teórica baseia-se em um entendimento de leitura, a ... -
Leitura literária da narrativa visual na educação infantil
Lorenzet, Fabiana Lazzari (2016-11-21)Com a meta de contribuir para os processos de letramento de crianças de 4 anos, esta dissertação investiga peculiaridades acerca do modo como crianças dessa idade leem narrativas visuais presentes em acervos destinados à ... -
Leitura literária na educação infantil: potencialidades do livro de imagem
Lazzari, Fabiana (2024-04-19) -
Ler e jogar ou jogar e ler? : estratégias de leitura empregadas por estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao jogar no click jogos
Boeira, Adriana Ferreira (2016-01-26)O objetivo desta pesquisa é investigar o perfil de leitura dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Vacaria-RS, analisando as estratégias de leitura empregadas por eles ao ...