dc.contributor.advisor | Webber, Carine Geltrudes | |
dc.contributor.author | Duso, Guilherme Ballardin | |
dc.contributor.other | Morales, Andréa Cantarelli | |
dc.contributor.other | Lima, Maria de Fátima Webber do Prado | |
dc.date.accessioned | 2018-07-16T22:23:22Z | |
dc.date.available | 2018-07-16T22:23:22Z | |
dc.date.issued | 2018-07-16 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/3831 | |
dc.description | A robótica educacional vem sendo muito utilizada em escolas ao redor do mundo para o desenvolvimento de habilidades de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) desde o começo do aprendizado. A presente pesquisa pretende desenvolver uma plataforma robótica para o aprimoramento do raciocínio lógico de crianças em idade escolar. A pesquisa retrata a importância da aplicação de conceitos de lógica e robótica logo na educação infantil e apresenta algumas plataformas, tanto de software quanto hardware disponíveis para desenvolver estas habilidades.Ao longo do trabalho é feita uma análise desses produtos e das características que os tornam interessantes ao usuário. Durante o trabalho foi desenvolvido um componente de hardware com possibilidade de programação e comunicação, com o objetivo de validar a eficácia destes sistemas e após, o dispositivo foi submetido à testes em ambiente real de aprendizado (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Robótica - Educação | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Hardware | pt_BR |
dc.title | Robótica educacional na escola : desenvolvendo o raciocínio na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação | pt_BR |