Metodologia para previsão de demanda em uma indústria com características de customização em massa
Zusammenfassung
Nos dias atuais a personalização de bens e serviços, idealizada por meio dos conceitos de Customização em Massa, tem se tornado uma importante estratégia da indústria na busca de mecanismos para se manter competitivo no mercado. Esta estratégia implica em uma nova realidade no que tange os desafios para Gestão de Operações das companhias, visto que, torna-se necessário desenvolver novos mecanismos para gerenciamento do negócio. Este trabalho aborda este tema propondo um método para previsão de demanda de produtos finais considerando um cenário onde existe uma ampla oferta de combinações de itens customizados e um ambiente com sazonalidade. Propõe-se a combinação entre o método de agrupamento por correlação e uso do modelo ARIMA para previsão de demanda. A acurácia da previsão proposta pelo método obteve melhor desempenho em comparação com a utilizada na empresa em grupos responsáveis por 85% das vendas. O MAPE obtido com a metodologia proposta foi de 33,6% em comparação a 69,7% da metodologia existente na empresa. Os resultados comprovam a possibilidade de um melhor desempenho na definição de itens que devem ser produzidos para estoque em momentos que a demanda do mercado não atinge os níveis da capacidade de produção da empresa, garantindo que o custo e o prazo de entrega, características dos ambientes de Customização em Massa sejam atendidos, pois permitem que um maior número de itens seja considerado na previsão.