Navegação Programa de Pós-Graduação em Administração por título
Itens para a visualização no momento 119-138 of 367
-
Determinantes da retenção de clientes em um ambiente de serviços de transporte rodoviário de cargas
(2019-10-17)A retenção de clientes é considerada um fator competitivo, que pode potencializar o aumento de receitas (faturamento), assim como uma eventual redução de custos e um crescimento no lucro e na rentabilidade das empresas, ... -
A dimensão tácita do conhecimento na definição dos requisitos em uma fábrica de software da serra gaúcha
(2014-04-29)Em um ambiente de desenvolvimento de software a etapa de extração de requisitos é um processo complexo que envolve uma importante interação entre cliente e analista. Essa etapa é crucial para que um projeto se inicie de ... -
A dimensão tácita do conhecimento nas práticas contábeis : uma análise dos processos de elaboração e apresentação de relatórios em organizações contábeis
(2014-05-06)A crescente necessidade em termos de informações remete a atitudes pró ativas em busca de maximizar a qualidade destas informações. No setor contábil, a elaboração de relatórios e sua apresentação aos clientes não constituem ... -
Dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma franquia de idiomas
(2014-06-04)Qualidade em serviços tem sido assunto frequentemente estudado na literatura de marketing de serviços, uma vez que conhecer os fatores que fazem com que os clientes permaneçam adquirindo produtos ou consumindo serviços, ... -
Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul
(2014-05-22)O presente trabalho apresenta um estudo sobre a identificação dos atributos e das dimensões da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios acreditados ou em processo de acreditação da Universidade de Caxias do Sul ... -
Dinâmica da inovação no serviço público da atenção primária à saúde
(2015-03-17)A teoria sobre inovação tem se desenvolvido, intensamente, nas últimas décadas, incluindo a análise da inovação em serviços públicos de saúde. Doravante, o setor de serviços representa em diversos países, inclusive no ... -
Ecoinovações no polo industrial de Manaus : direcionadores e fatores determinantes
(2017-08-18)Um dos pontos de relevância do Relatório da Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1987 diz respeito a utilização não predatória dos recursos naturais e com a degradação do meio ambiente. As inovações ... -
Efeito dos níveis de preço de uma nova marca de produto sobre a imagem de preço
(2014-11-12)A imagem de preço é formada por representações, impressões, convicções e redes de significados que estão armazenados na memória dos indivíduos em um contexto subjetivo, emocional e de forma holística que estão relacionados ... -
O efeito país de origem no processo de avaliação de cervejas especiais e a intenção de compra dos consumidores
(2017-06-22)O mercado globalizado trouxe ao cenário brasileiro produtos provenientes de diversos países, sejam esses montados, desenvolvidos ou fabricados em mais de um país. Diante disso, surge a necessidade de entender como o ... -
Efeitos da atitude, envolvimento, experiência e valor simbólico sobre a intenção de compra de vinhos pela geração millenial
(2020-12-03)Os estudos sobre comportamento do consumidor têm crescido na área do marketing, principalmente aqueles que buscam associá-los à intenção de compra. Este construto tem especial atenção por parte de pesquisadores por apresentar ... -
Os efeitos da gestão dos recursos, da orientação empreendedora e das capacidades do desempenho organizacional: um estudo no setor metalmecânico da Serra Gaúcha
(2019-06-07)O objetivo desta tese foi propor e testar um modelo conceitual do desempenho organizacional delineando os fatores-chave que contribuem para a performance de pequenas e médias empresas do setor metalmecânico da Serra Gaúcha, ... -
Os efeitos da utilização de mensagens persuasivas na forma de condução no trânsito
(2015-09-18)A utilização de apelos ao medo em mensagens persuasivas tem sido explorada, e se mostrado eficaz, nas questões que envolvem o tabagismo. No entanto, não se evidenciam muitos estudos relacionando mensagens persuasivas com ... -
Efeitos dos níveis de preço e do conhecimento da marca sobre a percepção de valor, da qualidade, da justiça, do simbolismo e da intenção de compra
(2018-10-17)O entendimento sobre o comportamento do consumidor é essencial para compreender as necessidades e desejos das pessoas, bem como o comportamento da oferta e da demanda. Além disso, é importante saber de que forma o consumidor ... -
A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
(2014-04-30)Este estudo tem o intuito de identificar as emoções ambivalentes (positivas e negativas) vivenciadas no parto pelas usuárias dos serviços de obstetrícia do Hospital Geral de Caxias do Sul (RS). O processo de identificação ... -
O empreendedorismo e a inovação em ambientes de incubação
(2014-05-19)A acirrada competição é o novo regulador da ordem econômica. Nesse cenário, o Brasil deve aproveitar as oportunidades dessa nova dinâmica empresarial, aprimorando as características que permitirão o desenvolvimento de um ... -
Empreendedorismo e inovação em vinícolas associadas à Aprovale, Asprovinho e Aprobelo
(2014-05-13)O mercado globalizado e competitivo está exigindo das empresas uma postura cada vez mais estratégica. As empresas são induzidas a estabelecerem estratégias definidas para obter uma vantagem competitiva. Assim, buscam ... -
O endosso por celebridade e a gestão da imagem da marca : evidências empíricas a partir do estudo da marca Ipanema Gisele Bündchen
(2014-05-29)Um conceito fundamental para a compreensão do papel desempenhado pelas marcas nas sociedades contemporâneas é o de posicionamento, que se refere ao que a marca representa na mente dos consumidores. Neste sentido, uma ... -
Energias renováveis: energia solar para o desenvolvimento sustentável organizacional
(2024-03-15)Este estudo teve como objetivo analisar a influência da geração de energia fotovoltaica no desempenho sustentável organizacional, pois a energia elétrica é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade ...