Efeitos da atitude, envolvimento, experiência e valor simbólico sobre a intenção de compra de vinhos pela geração millenial
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Data
2020-12-03Autor
Pompermayer, Rogerio
Orientador
Lazzari, Fernanda
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Os estudos sobre comportamento do consumidor têm crescido na área do marketing, principalmente aqueles que buscam associá-los à intenção de compra. Este construto tem especial atenção por parte de pesquisadores por apresentar desafios sobre o conhecimento das relações entre construtos que o influenciam e o impacto dele em outros. Neste sentido, este estudo compreendeu a intenção de compra da geração nascida entra 1980 e 2000, conhecida por geração Y ou geração Millenials. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, através da implementação de uma survey e a análise dos resultados foi feita por meio de estatísticas multivariadas, utilizando-se a técnica da Modelagem de Equações Estruturais para se observar e investigar os elementos que compõem o objeto em estudo. A contribuição de maior destaque é a validação de diversas relações hipotetizadas, as quais mostraram que a Experiência do Consumidor impacta positivamente no Envolvimento, na Atitude e na Intenção de Compra do consumidor. Além disso, os resultados apresentaram que o Valor Simbólico impacta positivamente no Envolvimento, porém não impacta a Atitude do Consumidor. Outra descoberta foi de que a Atitude do Consumidor e o Envolvimento impactam positivamente na Intenção de Compra. As principais contribuições teóricas deste estudo se referem ao fato de que o Valor Simbólico não afeta a Atitude do consumidor Millenial em relação a vinhos, além de apresentar um modelo conceitual que amplia o entendimento sobre os fatores influenciados da Intenção de Compra de vinhos. Como principal implicação gerencial é proposto o investimento em aumentar a experiência do consumidor de vinhos da geração Millenials, com o intuito de gerar um vínculo futuro desta geração com o vinho. [resumo fornecido pelo autor]