Navegação Programa de Pós-Graduação em Administração por título
Itens para a visualização no momento 76-95 of 367
-
Cocriação, valor de uso, satisfação e custos de troca como antecedentes da retenção de cliente no ensino superior
(2018-07-30)A retenção de clientes é considerada uma possível fonte de vantagem competitiva e um fatorchave de sucesso para organizações que buscam melhorar sua participação de mercado, lucratividade e rentabilidade. Entretanto, ainda ... -
Compaixão e liderança benevolente nas organizações: um estudo comparado em empresas brasileiras e italianas
(2019-07-25)As organizações são espaços onde a vida acontece na sua genuína expressão natural e, consequentemente, a busca da realização também se faz presente. Assim como as alegrias, as dores e sofrimentos, advindos das relações ... -
O compartilhamento do conhecimento, a capacidade absortiva e a inovação nos relacionamentos interorganizacionais do tipo de terceirização de tecnologia da informação
(2015-04-01)Esta tese apresenta uma análise do compartilhamento do conhecimento, da capacidade absortiva e da inovação nos relacionamentos interorganizacionais do tipo terceirização de Tecnologia da Informação. Assim sendo, o objetivo ... -
Competências coletivas e capital social na cadeia produtiva de morangos na região do Vale do Caí-RS
(2014-05-13)Os temas capital social e competências coletivas estão relacionados por tratarem do desenvolvimento econômico e social de organizações sob uma perspectiva de rede. Capital social refere-se a aspectos da organização social, ... -
As competências coletivas e sua articulação com o pensamento sistêmico no APL vitivinícola da serra gaúcha
(2014-05-13)No campo das competências coletivas, a identificação e o reconhecimento de lacunas teóricoempíricas (BITENCOURT, 2001; BONOTTO, 2005; RUAS, 2001; SANDBERG, 2000) têm sido um importante elemento motivador de novos estudos ... -
Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.
(2014-04-30)Os temas competências coletivas e tecnologia da informação, estão relacionados dentro do contexto organizacional, como uma forma de vantagem competitiva para as empresas. Dada a necessidade de conhecer e analisar as ... -
Competências essenciais nas redes colaborativas em instituições de ensino superior comunitário no RS : caso COMUNG
(2016-12-16)O crescimento individual e coletivo está cada vez mais presente nas instituições, com isso, deve haver adequação das pessoas dentro do campo de trabalho em que estão inseridas, a fim de que, progressivamente, alcancem as ... -
Competências organizacionais e sua relação com vantagem competitiva : um estudo de caso na Faculdade da Serra Gaúcha
(2016-11-23)As constantes transformações que ocorrem nas dimensões econômica, social e financeira exigem das organizações ações ágeis e diferenciadas na busca por uma vantagem competitiva. Nesse contexto, a empresa deve ser capaz de ... -
Competitividade no setor vitivinícola:a influência do conhecimento, da preocupação ambiental, das normas subjetivas, do valor percebido e da sensibilidade ao preço na intenção de compra de vinhos orgânicos
(2023-02-01)Projeções indicam que o aumento populacional, as mudanças climáticas e a escassez de recursos, bem como de alimentos, podem se intensificar nas próximas décadas, constituindo uma ameaça as condições de vida das presentes ... -
Compras 4.0: um estudo de caso múltiplo da indústria 4.0 no processo de compras industriais
(2019-11-21)A indústria sempre foi um importante elo no desenvolvimento da humanidade. A busca por meios de produção que facilitem a vida dos seres humanos, aliada ao lucro que isso proporciona, motivou continuamente o aprimoramento ... -
Comunicação e comportamento organizacional no contexto de aquisição de empresa
(2016-11-22)As empresas buscam, além da sobrevivência, diferenciar-se em um ambiente marcado pela competitividade. Deste modo, as operações de F&A (fusão e aquisição) tornam-se comuns, trazendo mudanças estruturais e culturais às ... -
Condicionantes de sucesso de arranjos produtivos locais: análise dos casos de três arranjos do Rio Grande do Sul
(2014-05-20)Diante da recente estruturação empresarial em Arranjos Produtivos Locais (APLs) ser cada vez mais freqüente no país, especificamente no Rio Grande do Sul, estado pioneiro no apoio ao desenvolvimento destes arranjos, faz-se ... -
Confiança, valor e lealdade do consumidor : um estudo desenvolvido em uma concessionária de veículos
(2014-06-03)Este trabalho aborda a estretégia de retenção de clientes por meio da prática do marketing de relacionamento no contexto do varejo e serviços de uma concessionária de veículos. Mais especificamente, a Passion Automóveis ... -
A configuração da imagem de um shopping center na percepção de consumidores locais
(2014-06-04)O presente trabalho consistiu em identificar a imagem do Shopping Center Iguatemi Caxias, sob a ótica dos consumidores locais. Entende-se que as imagens estão organizadas como uma rede de significados ou esquemas associados ... -
A configuração da imagem do imóvel residencial (apartamento) na percepção do comprador
(2014-04-30)Esta dissertação teve, por objetivo, identificar a configuração da imagem de apartamento, formada sob o ponto de vista das pessoas que compraram este bem. Por imagem, entende-se como sendo representações, impressões, ... -
Conflito trabalho-família e o uso de práticas de suporte instrumental em empresas fabricantes de eletroeletrônicos de Caxias do Sul
(2014-05-28)Em uma sociedade, onde a competitividade empresarial encontra-se acirrada e a força de trabalho tende a ser cada vez mais diversificada, na qual as mulheres ocupam importante espaço no mundo profissional, as organizações ... -
Conhecimento para inovar : um estudo sobre o processamento de sinais fracos e o desempenho em inovação
(2014-04-30)Tanto as inovações como o conhecimento desempenham um papel fundamental no atual cenário econômico e organizacional. Por outro lado, incertezas e turbulências, que podem estar associadas a processos e mudanças nestes ... -
Consciência ambiental, consumo saudável, atitude do consumidor e normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicos
(2019-05-09)O presente estudo teve o objetivo testar um Modelo Teórico que contemplasse a consciência ambiental, o consumo saudável, a atitude do consumidor e as normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos ... -
Construção de cenários prospectivos para o setor hospitalar no estado do Rio Grande do Sul
(2014-06-05)Estudos de futuro e construção de cenários prospectivos são recursos que se destacam na formulação da estratégia empresarial. No caso da área da saúde, em que o cenário presente pode ser alterado de forma rápida, por força ... -
Consumo consciente e percepção do consumidor sobre ações corporativas vinculadas ao conceito de responsabilidade social: um estudo no setor da saúde
(2014-05-28)O consumo sustentável é uma das principais manifestações de responsabilidade social do cidadão, visto ser este uma das dimensões necessárias para o desenvolvimento local sustentável. O presente estudo, de natureza descritiva, ...