Programa de Pós-Graduação em Administração: Envíos recientes
Mostrando ítems 221-240 de 401
-
A contribuição dos recursos organizacionais para a estratégia competitiva dos prestadores de serviços logísticos (PSLs) : estudo multicasos em empresas de transporte rodoviário de cargas de Caxias do Sul
(2016-07-29)O enfoque estratégico direcionado aos recursos internos das organizações, impulsionado a partir da década de 80, foi sendo disseminado em diversos segmentos do mercado, chamando a atenção também para o setor de logística ... -
Inovação tecnológica utilizada no parque de neve Snowland em Gramado - RS
(2016-07-25)A disseminação da atividade turística trouxe como consequência a necessidade de inovar constantemente para atrair novos visitantes. A inovação nos serviços não contribui somente com o alto desempenho e a lucratividade da ... -
A experiência gaúcha de parques científicos e tecnológicos à luz da tríplice hélice
(2016-07-25)A tríplice hélice, um modelo de sistema de inovação para o desenvolvimento regional, tem ganhado popularidade no meio acadêmico e em instâncias governamentais, sendo amplamente utilizado como referência para o estabelecimento ... -
A relação entre a imagem do varejo de vestuário e a lealdade de consumidores da geração Y
(2016-07-25)Nos mercados de varejos altamente competitivos há uma constante busca pela diferenciação e lealdade dos consumidores. Contudo, a compreensão de como os atributos de imagem de loja são percebidos pelos consumidores é uma ... -
Relação das capacidades dinâmicas, inovação social e o desempenho organizacional na cadeia vitivinícola da Região da Serra gaúcha
(2016-07-22)As alterações ocorridas mundialmente, juntamente à crescente competitividade entre as organizações, a elevação da quantidade de informações e a maior velocidade com que elas são transmitidas são fatores que influenciam na ... -
Restrições e perdas no contexto do transporte rodoviário de cargas : um estudo de caso
(2016-07-08)As atividades de transporte rodoviário de cargas têm evoluído ao passo em que o mercado exige serviços diferenciados, no que se refere a velocidade, confiabilidade, com custos compatíveis. Circunstâncias que condicionam ... -
Táticas vinculantes, reputação do provedor de serviços, confiança e compromisso como antecedentes da retenção de clientes
(2016-07-08)A retenção de clientes pode ser um diferencial competitivo para provedores de serviços e, sob a ótica das trocas relacionais, torna-se fundamental entender os fatores determinantes que a antecedem, identificando os construtos ... -
Antecedentes da aprendizagem organizacional em cursos superiores de tecnologia : a experiência brasileira
(2016-07-07)O presente trabalho tem como tema a aprendizagem organizacional em cursos superiores de tecnologia. Estes cursos são o centro da educação profissional em nível superior no Brasil. Eles foram reformatados, no início da ... -
Relações entre capital psicológico e motivação : um estudo em organizações de saúde do Rio Grande do Sul
(2016-06-21)O Capital Psicológico e a teoria da Autodeterminação, através do estudo da Motivação para o trabalho, são áreas relacionadas à pesquisa do comportamento humano nas organizações. Ambas as abordagens propõem instrumentos de ... -
A leitura do dano moral pela perda de uma chance no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região na perspectiva da nova retórica
(2016-05-12)A tese oferece uma contribuição para a leitura do dano moral pela perda de uma chance (DMPC) no ordenamento jurídico brasileiro, a partir de onze acórdãos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. O problema de pesquisa, ... -
Estilos de liderança em cooperativa vinícola da Serra Gaúcha
(2016-05-11)Com a competitividade no mercado globalizado, as organizações sentem a necessidade de unirem-se por meio da incorporação, que tem apresentado um crescimento continuado desde a década de 90. Desta forma a integração das ... -
Expatriação e processos de aprendizagem organizacional : um estudo de casos múltiplos
(2016-05-11)Ao considerar a globalização uma aliada à expansão das estratégias das organizações na internacionalização de seus negócios, a expatriação de seus funcionários surge como um recurso de gestão de pessoas e, com isso, ... -
Operações de serviços, qualidade percebida e lealdade : um estudo no setor bancário
(2016-05-11)O ambiente das operações de serviços lança desafios às organizações e a seus gestores, principalmente por envolverem o cliente no ato de consumo do serviço. Os efeitos da tecnologia e da globalização torna esta situação ... -
Bases, processos e resultados da aprendizagem interorganizacional em rede de cooperação : um estudo de casos múltiplos
(2016-05-11)A aprendizagem interorganizacional tem se destacado como um dos temas relevantes para o ambiente no qual as organizações encontram-se inseridas, a qual integram-se em um importante instrumento na formulação e no desenvolvimento ... -
Percepção dos profissionais da área da saúde sobre o processo de acreditação hospitalar nivel I (ONA) - caso do Hospital Geral de Caxias do Sul
(2016-05-11)A acreditação é o procedimento de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico, reservado e sigiloso, que tende a garantir a qualidade da assistência através de padrões previamente aceitos. Este trabalho ... -
Proposição de valor, configuração de recursos, facilitação e cocriação de valor e valor de uso como determinantes da retenção de clientes
(2016-05-11)A retenção de clientes é um imperativo para a competitividade das organizações, com reflexos importantes na sua participação de mercado, lucratividade e rentabilidade. Muito embora estudos, tanto teóricos quanto empíricos, ... -
Antecedentes da intenção de recompra dos consumidores no contexto de compras on-line
(2016-05-11)O surgimento da internet e sua popularização provocaram uma mudança na maneira de se realizarem operações comerciais, emergindo as compras on-line. Essas operações dependem de percepções e atitudes que fazem com que os ... -
A influência da imagem de loja, do valor percebido e do conhecimento de marca na intenção de compra em diferentes formatos de varejo
(2016-04-29)A imagem de loja contribui para melhorar a compreensão das necessidades e desejos dos consumidores. Neste contexto, os varejistas necessitam se adaptar para suprir as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais existentes. ... -
Análise da relação entre qualidade percebida e critérios competitivos : um estudo de caso no ramo de informática/internet
(2016-03-09)Este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre critérios competitivos e desempenho de serviços em termos de qualidade percebida e a necessidade de adequações de trade offs nos critérios competitivos com base na ... -
A influência do uso e da cultura da informação na integridade estrutural da inteligência estratégica dos distribuidores Randon
(2016-02-23)A inteligência estratégica é reconhecida no campo da administração por reforçar a competitividade das organizações, e subsidiar a tomada de decisão a partir de um melhor entendimento de seu ambiente. Entretanto a sua ...
