Programa de Pós-Graduação em Administração: Envíos recientes
Mostrando ítems 261-280 de 372
-
Dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma franquia de idiomas
(2014-06-04)Qualidade em serviços tem sido assunto frequentemente estudado na literatura de marketing de serviços, uma vez que conhecer os fatores que fazem com que os clientes permaneçam adquirindo produtos ou consumindo serviços, ... -
Adaptação da escala SERVQUAL para avaliação da qualidade dos serviços no contexto da construção de edificações multifamiliares
(2014-06-04)As expectativas e percepções dos compradores de imóveis habitacionais de alto padrão na cidade de Caxias do Sul-RS frente aos serviços recebidos é o tema pesquisado neste trabalho, que objetiva desenvolver uma compreensão ... -
Estruturação e desenvolvimento de uma joint venture em busca de maior competitividade : o caso de uma empresa gaúcha do setor metal-mecânico
(2014-06-04)As alianças estratégicas são uma das alternativas de estratégias de cooperação estabelecidas entre duas ou mais empresas com objetivos comuns, visando o estabelecimento de uma vantagem competitiva, sendo que a joint venture, ... -
A configuração da imagem de um shopping center na percepção de consumidores locais
(2014-06-04)O presente trabalho consistiu em identificar a imagem do Shopping Center Iguatemi Caxias, sob a ótica dos consumidores locais. Entende-se que as imagens estão organizadas como uma rede de significados ou esquemas associados ... -
Desenvolvimento regional e mensuração do capital social em três regiões pertencentes a secretarias de desenvolvimento regional do extremo oeste de Santa Catarina
(2014-06-03)O conceito de capital social relacionado com o desenvolvimento econômico de regiões e países começou a ganhar importância na década de 1990 com o pesquisador Robert Putnam. O capital social é entendido como uma característica ... -
Confiança, valor e lealdade do consumidor : um estudo desenvolvido em uma concessionária de veículos
(2014-06-03)Este trabalho aborda a estretégia de retenção de clientes por meio da prática do marketing de relacionamento no contexto do varejo e serviços de uma concessionária de veículos. Mais especificamente, a Passion Automóveis ... -
Grupos geracionais e o comprometimento organizacional : um estudo em uma empresa metalúrgica de Caxias do Sul
(2014-06-03)A proposta deste trabalho é de analisar o comprometimento organizacional dos funcionários de uma empresa metalúrgica de Caxias do sul. Esta empresa em análise é a Cemar Legrand empresa pertencente ao Grupo Legrand (Grupo ... -
Inovação na atenção primária à saúde de Caxias do Sul - RS
(2014-06-03) -
O papel dos stricto sensu em administração da PUCRS e UCS, na formação de empreendedores : a visão dos alunos egressos
(2014-06-03)Os Stricto Sensu em Administração são regulamentados pela CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a qual preconiza pela qualidade, para tanto se utiliza de avaliações trienais. Cada Programa ... -
Da administração legal ao business process management : o mapeamento de processos de negócio em escritórios de advocacia
(2014-06-02)Esse trabalho aborda a Administração Legal como uma ferramenta capaz de orientar e conduzir as organizações prestadoras de serviços jurídicos rumo à inovação e à competitividade, em conjunto com a aplicação da metodologia ... -
Turismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vista
(2014-06-02)Os esforços conjuntos entre empresas são cada vez mais comuns, mesmo que exista rivalidade competitiva no mercado. Empresas tendem a se agrupar no que vem a ser conFigurado como cluster, formando massas críticas segmentos ... -
A interação de entidades e redes de cooperação nas etapas de sensibilização, estruturação e manutenção : um estudo de caso na serra gaúcha
(2014-06-02)Este estudo objetiva explorar e relatar as interações que ocorrem entre Redes de Cooperação e entidades, nas etapas de sensibilização, estruturação e manutenção, identificando as entidades que interagem com Redes; a ... -
Análise sistêmica da cadeia produtiva da maçã na região sul do Brasil : uma perspectiva do desempenho
(2014-06-02)O contexto da globalização é um processo evolutivo da sociedade, aliado a outros fatores que impõem às empresas a formação de diferentes arranjos, na busca de se manterem no mercado competitivo. As mudanças, nesse cenário ... -
A produção integrada de maçã frente às exigências do mercado internacional de frutas
(2014-06-02)As crescentes exigências por qualidade e demanda a alimentos seguros pressionam as cadeias agroalimentares, para que adotem sistemas produtivos alternativos, e que estes gerem produtos saudáveis e inócuos ao consumo humano, ... -
As inter-relações entre liderança, comunicação e cultura nas organizações
(2014-06-02)Acompanhando a tendência dentro do campo das Ciências Sociais de entender a relação entre os processos que a compõem, este estudo visa analisar as inter-relações entre os estilos de liderança, a comunicação do líder e a ... -
A maturidade do processo de sucessão: um estudo multicaso em empresas famíliares da serra gaúcha
(2014-06-02)As empresas familiares formam a base econômica que sustenta o processo de criação de bens e serviços na Serra Gaúcha, região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Nesse sentido, a concorrência em todos os ... -
Envolvimento da alta direção e inteligência competitiva : uma análise sobre suas relações em organizações de médio e de grande porte da serra gaúcha - Brasil
(2014-06-02)Inteligência Competitiva (IC) é um tópico emergente e estratégico para nações e organizações, e na medida em que desenvolve-se no plano teórico, surge a necessidade de estabelecer interfaces com outras áreas do conhecimento. ... -
Mensuração do capital social e comprometimento nas indústrias vitivinícolas do Vale dos Vinhedos associadas à APROVALE e à APROBELO: uma abordagem organizacional
(2014-05-30)Os temas capital social e comprometimento são relacionados, no contexto organizacional, com a criação de vantagens competitivas para as empresas, partindo-se do pressuposto que variáveis econômicas não são suficientes para ... -
A interação de estratégia competitiva e custos com o processo de desenvolvimento de produtos: um estudo multi-casos
(2014-05-30)As empresas necessitam desenvolver capacidades específicas no processo de desenvolvimento de produto, a fim de que esse processo contribua diretamente com sua estratégia competitiva, produzindo produtos com custos, preços ... -
A introdução do conceito e a aplicação de inteligência competitiva em hospitais de Caxias do Sul
(2014-05-29)A pesquisa realizada teve por objetivo identificar como os principais executivos dos hospitais de Caxias do Sul compreendem o conceito de Inteligência Competitiva (IC) e de que forma vislumbram a utilidade de sua aplicação ...