Programa de Pós-Graduação em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 372
-
Saberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practice
(2020-12-21)Com o uso constante das tecnologias de informação e com o processo de globalização gradualmente presente na sociedade, as empresas voltaram sua atenção para as oportunidades e dificuldades associadas ao processo de ... -
Efeitos da atitude, envolvimento, experiência e valor simbólico sobre a intenção de compra de vinhos pela geração millenial
(2020-12-03)Os estudos sobre comportamento do consumidor têm crescido na área do marketing, principalmente aqueles que buscam associá-los à intenção de compra. Este construto tem especial atenção por parte de pesquisadores por apresentar ... -
Antecedentes do desempenho individual no trabalho: o papel de aspectos empreendedores e organizacionais
(2020-10-14)Em um cenário cada vez mais competitivo, torna-se relevante pesquisar evidências de como propiciar o melhor desempenho individual do colaborador, fator este que pode impactar na sobrevivência e êxito das organizações. ... -
Um estudo sobre informação para apoio à tomada de decisão gerencial em prestadores de serviços de saúde
(2020-07-27)Para atender a demanda de saúde pública, o Sistema Único de Saúde (SUS) contrata prestadores de serviços de saúde privados. As organizações contratadas contribuem com as peculiaridades das políticas de saúde na busca pela ... -
Iniciativas de projetos para cidade inteligente baseada em tecnologia da informação e comunicação: práticas em áreas urbanas sob o prisma da sustentabilidade
(2020-08-04)O estudo propôs investigar as relações das iniciativas de projetos em Cidade Inteligente fundamentados em TICs com as dimensões econômica, social e ambiental do Triple Line. O objetivo traçado buscou apontar de que forma ... -
Cocriação de valor e desempenho de mercado: um estudo em lojas exclusivas do segmento de móveis planejados
(2020-07-07)A literatura sobre o tema da cocriação de valor indica que produtos ou serviços cocriados apresentam maior potencial de precificação e influenciam positivamente o desenvolvimento de novas estratégias de inovação para ... -
Interação entre a syakeholders e a inovação social no âmbito das operações humanitárias
(2020-06-30)As mudanças que ocorreram na sociedade nos últimos anos propiciaram o surgimento de uma nova forma de pensar a inovação, enfatizando o âmbito social e a multiplicidade de atores envolvidos no processo. Assim, surgiu a ... -
Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS
(2020-06-30)A economia compartilhada se consolida na atualidade como um novo modelo de negócio que vêm transformando a maneira de interação, negociação e relações de trabalho. Para o desenvolvimento do estudo, explorou-se a plataforma ... -
Desempenho organizacional, satisfação no trabalho, esforço instrucional e comprometimento: um estudo ambientado em escolas no Vale do Caí-RS
(2020-06-30)O Desempenho organizacional é um fator relevante para todos os tipos de organizações, não importando se o seu propósito seja resultado financeiro ou não. No ambiente escolar, mais especificamente escolas de Ensino Fundamental, ... -
O impacto da consciência da marca, da credibilidade da marca, da inovação percebida e da qualidade percebida na intenção de compra de automóveis SUVs
(2020-01-16)Identificar quem é o cliente, o que ele pensa e como reage aos estímulos presentes no momento da compra é fundamental para a área do marketing. O primeiro antecedente a ser investigado é a consciência da marca, o qual ... -
Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos
(2020-06-16)A motivação e o engajamento de um funcionário no local de trabalho são essenciais para a realização de suas atividades e consequentemente a geração de resultados para a empresa. Por sua vez, a gamificação é o uso de ... -
Sistemas integrados de informação: benefícios, problemas e mudanças identificados nas escolas de ensino fundamental e médio regidas pela 4ªCRE
(2020-03-18)As tecnologias e os sistemas de informação avançaram significativamente e estão mudando as formas de gestão, em nível do planejamento, controle e de tomada de decisões, inclusive para as instituições educacionais. Neste ... -
Imagem de preço de loja no contexto omni-channel e a intenção de recompra
(2020-02-29)O omni-channel gera integração dos múltiplos ambientes para melhorar a interação do consumidor com o varejista. Estas transformações da indústria do varejo têm sido influenciadas largamente pela internet e os novos canais ... -
Desenvolvimento pessoal baseado em conhecimento como antecedente de ecossistemas de inovação social: análise em cidades do conhecimento
(2020-01-27)A intersecção entre economia urbana, redes de inovação, plataformas de tecnologia, serviços e suas aplicações, inteligência coletiva e as próprias teorias da inovação fundamenta os ecossistemas de inovação. A promoção dos ... -
Prontidão para tecnologia, inteligência de produto e customização em massa como preditores do valor de uso no contexto dos smart products
(2019-12-18)A transformação digital tem atraído considerável interesse da comunidade acadêmica e empresarial, devido ao seu enorme impacto sobre produtos e serviços. Neste sentido, a importância da pesquisa teórica e empírica nos ... -
Antecedentes da lealdade à marca: um estudo no contexto de uma marca de fast food
(2019-12-16)A relação entre os consumidores e as marcas tem ganhado crescente destaque na literatura e nas práticas organizacionais recentemente, uma vez que vem se observando a importância das mesmas para a obtenção de vantagens ... -
Compras 4.0: um estudo de caso múltiplo da indústria 4.0 no processo de compras industriais
(2019-11-21)A indústria sempre foi um importante elo no desenvolvimento da humanidade. A busca por meios de produção que facilitem a vida dos seres humanos, aliada ao lucro que isso proporciona, motivou continuamente o aprimoramento ... -
Determinantes da retenção de clientes em um ambiente de serviços de transporte rodoviário de cargas
(2019-10-17)A retenção de clientes é considerada um fator competitivo, que pode potencializar o aumento de receitas (faturamento), assim como uma eventual redução de custos e um crescimento no lucro e na rentabilidade das empresas, ... -
Fatores que impactam no insucesso de micro e pequenas empresas do setor metalmecânico da Serra Gaúcha sob a ótica de especialistas
(2019-10-10)Empresas de micro e pequeno porte contribuem para o bem-estar do local onde estão inseridas, na medida em que geram empregos, introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico. Ao produzirem bens e serviços, auxiliam ... -
Percepção do aluno de administração frente estratégias de aprendizagem ativa como inovação ao modelo tradicional de ensino
(2019-09-12)Esta dissertação apresenta uma análise sobre as estratégias de aprendizagem ativa, adotadas no curso de Administração, em IES, da região sul do Brasil. Este trabalho traz a percepção do discente sobre as práticas realizadas ...