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dc.contributor.advisorZinani, Cecil Jeanine Albert
dc.contributor.authorAbreu, Aline Letícia Rech de
dc.date.accessioned2014-05-28T19:44:58Z
dc.date.available2014-05-28T19:44:58Z
dc.date.issued2014-05-28
dc.date.submitted2009-08-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/416
dc.descriptionA prática e o estudo da literatura, em geral, foram realizados por homens os quais estabeleceram os conceitos a respeito da posição da mulher na sociedade e acabaram por determinar os papéis de subordinação feminina em relação ao poder masculino. A escrita da mulher rejeita as divisões de gênero e, na medida em que as autoras vão se apropriando do discurso, promovem, por meio do questionamento aos valores tradicionais, a desconstrução do modelo patriarcal, abrindo a possibilidade de a mulher tornar-se sujeito e atuar efetivamente na sociedade. Por isso, analisar a situação cultural da mulher torna-se fundamental na medida em que se pode perceber como ela vê o outro, como é vista pelo grupo dominante e por si mesma. Isabel Allende, em Eva Luna e Cuentos de Eva Luna, narra a história de uma mulher que se constitui a partir da palavra, assim, esta dissertação objetiva refletir não apenas a revalorização da literatura escrita por mulheres como também propor uma discussão sobre a representação do papel da mulher na reescrita da história, tanto no espaço privado quanto no público, a partir da possibilidade de modificação de seu destino por meio da subversão do poder patriarcal. As obras dialogam também com a história da Venezuela, possibilitando a leitura dos fatos históricos desse país a partir de estudos interdisciplinares, a qual se justifica tanto na construção dos múltiplos sentidos propostos por uma obra literária, quanto pela possibilidade de demonstrar o papel da reconstituição histórica na construção da identidade dos indivíduos e das sociedades, permitindo uma reflexão crítica sobre a história do continente latino-americano. As obras tematizam a potência transformadora da linguagem ao narrar a vida de uma personagem feminina que, usando seus contos, transforma a si e ao meio em que vive. A análise é pautada na apropriação de aportes da teoria feminista, associados à análise da regionalidade, da intertextualidade, ao estudo das fronteiras instauradas entre história e literatura e ao conto. Aspectos teóricos sobre o silêncio ao qual a mulher foi submetida e aos papéis representados por ela na literatura fundamentam a discussão a partir da constituição identitária da própria narradora, Eva Luna, que, apesar de ter sua existência programada para ser submissa, supera seus medos e modifica seu destino, tornando-se uma escritora e, assim como suas personagens, consegue restaurar o poder feminino, justamente porque, tal como Eva Luna, as demais escritoras se libertam da dominação, subvertendo e reinventando padrões por meio da escrita, detendo, assim, o poder sobre a narrativa e a fascinação da palavra.pt_BR
dc.description.abstractThe practice and study of literature, in general, were developed by men, who establish the concepts about the position of the woman in the society, bringing on the determination of the roles of the women´s subordination in relation to the men´s power. The woman´s writing rejects the divisions of gender and, as the female writers start to appropriate the discourse, they promote, through traditional values questioning, the desconstruction of the patriarchal model, opening the possibility of the woman to become the subject and act effectively in the society. It means that analyzing the cultural situation of the woman becomes fundamental, because it is possible to perceive how she sees the other and how she is seen by the dominant group and by herself. Isabel Allende, in Eva Luna and Cuentos de Eva Luna, narrates the story of a woman who is composed from the word. In this sense, this dissertation has as goal to ponder not only the revaluation of the literature written by women, but also to propose a discussion about the representation of the woman´s role in both: the private and the social spaces, based on the possibilities of modifications of their destinies through the social subversion of the patriarchal power. The writings also keep a dialogue with Venezuela´s history, making it possible to read it relating to interdisciplinary studies, that justify itself in both: the construction of the multiple senses proposed by a literary fiction, and the possibility of demonstrate the role of the historical reconstruction in the identity construction of the people and the societies in general, permitting a critical thinking about the history of the Latin-American continent. The writings thematize the transforming power of the language while it narrates the life of a female character who, using her tales, transforms herself and the environment where she lives. The analysis is based on the appropriation of concepts of the feminist theory, like notions of gender, associated to the analysis of the regionalism and intertextuality, to the study of the borders established between history and literature and to the tale. Theoretical aspects about the silence which the woman was submitted to and the roles represented by her in the literature were referred with the intention of proposing a discussion of the identity construction of the narrator herself, Eva Luna, who, in spite of having her existence programmed to be submissive, overcome her fears and modify her destiny, becoming a writer and, as her characters, can reconstruct the female power, just because, as Eva Luna, the other female writers, make themselves free of the domination, subverting and reinventing patterns through the writing, owning the power over the narrative and the fascination of the word.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLETRASpt_BR
dc.subjectAllende, Isabel, 1942-pt_BR
dc.subjectEva Luna (Obra literária)pt_BR
dc.subjectCuentos de Eva Luna (Obra literária)pt_BR
dc.subjectLiteratura chilenapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.titleEva Luna e Cuentos de Eva Luna: da fascinação da palavra à representação da mulherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1442755921378101pt_BR
mtd2-br.author.lattesABREU, A. L. R.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado Acadêmicopt_BR


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