• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdf (315.5Kb)
Data
2018-12-13
Autor
Vargas, Irajá Aparecida dos Santos
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A coordenação pedagógica na Educação Infantil é uma temática pouco valorizada no âmbito escolar. Dessa forma, a presente pesquisa trata sobre a Comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor de Educação Infantil, buscando esclarecer a pergunta que deu origem à mesma: Em que aspectos o trabalho em equipe na escola pode ser facilitado pela comunicação entre coordenador pedagógico e professor? Iniciou-se a pesquisa após a realização do estágio obrigatório na função de coordenadora pedagógica, quando se decidiu realizar o TCC da Licenciatura em Pedagogia para esclarecer o papel do coordenador pedagógico, suas funções, seus desafios e suas perspectivas, procurando entender a comunicação entre coordenador pedagógico e o professor no espaço da Educação Infantil. A metodologia escolhida foi pesquisa participante, a qual foi realizada em uma escola de Educação Infantil. Os principais teóricos que contribuíram no diálogo sobre a temática da coordenação pedagógica são: Celso dos Santos Vasconcellos, Paulo Gomes Lima, Sandra Mendes dos Santos, Paulo Freire, José Carlos Libâneo, Carlos Rodrigues Brandão e Heloísa Luck. Nesse contexto, fez-se necessário e indispensável consultar as legislações, tais como: BNCC, RNCEI e DCNEI. Autores que versam sobre a coordenação pedagógica e suas práxis fundamentaram a procura por respostas para a pergunta principal, bem como contribuíram na análise dos dados encontrados. Para tanto, utilizou-se instrumentos da pesquisa bibliográfica, como também a coleta e análise de dados de professores ao coordenador pedagógico e sobre a importância da comunicação como eixo principal na relação desses profissionais no espaço da Educação Infantil. Assim sendo, esta monografia permitiu esclarecer o modo de comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor da Educação Infantil, bem como entender um pouco da história, do papel, das funções e dos desafios desse profissional que é o coordenador pedagógico na Educação Infantil (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4196
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV