Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
Zusammenfassung
A estratégia de precificação baseada em descontos no preço pode influenciar positivamente ou negativamente as percepções dos consumidores. Entretanto, esta pesquisa se deteve a analisar consequências negativas decorrentes desta estratégia. Sabe-se que uma parcela das organizações que utilizam a estratégia de descontos no preço não oferecem o desconto para todas as compras ou para todos os consumidores. Assim, analisou-se a percepção do consumidor que não recebe o desconto no preço e está ciente que outros consumidores receberam. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é analisar as relações dos níveis de desconto no preço somente a terceiro, em diferentes níveis de preço, com os construtos injustiça de preço, emoções negativas, valor percebido, boca a boca negativo, intenção de troca de loja e insatisfação. Esta proposta de estudo justifica-se pois definir a estratégia de precificação é uma das decisões mais importantes e um dos principais fatores de sucesso para um produto ou serviço. Após o levantamento teórico, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza quantitativa através da técnica experimental. O design experimental é 3x2, sendo que os cenários apresentam diferentes níveis de preço e de desconto. Como resultado, identificou-se impactos significativos do desconto no preço somente a terceiro nos construtos boca a boca negativo, intenção de troca de loja e insatisfação. Portanto, a principal contribuição teórica desta pesquisa são as relações entre os diferentes níveis de preço e níveis de desconto no preço e os impactos gerados por essas relações nos construtos teóricos referenciados. As implicações gerenciais surgem a partir da melhor compreensão sobre os impactos decorrentes da concessão de descontos no preço, em diferentes níveis de preço. O estudo indica que o nível baixo de desconto no preço não impacta significativamente nos construtos relacionados, não gerando assim as consequências negativas para a organização.