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A interação entre a aprendizagem formal e informal para o desenvolvimento de gestores: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior

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Dissertacao Juliana de Souza Boeira.pdf (1.163Mb)
Data
2019-02-05
Autor
Boeira, Juliana de Souza
Orientador
Larentis, Fabiano
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A aprendizagem organizacional evidencia as habilidades e os processos de construção e utilização do conhecimento para que ocorra aprendizagem no contexto organizacional. A necessidade de evolução e contínuas mudanças organizacionais têm exigido gestores dispostos a aprender e desenvolver novas competências para adaptarem-se a novos formatos organizacionais. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar como a interação entre a aprendizagem formal e informal, nos níveis individual e grupal em um programa de qualificação de gestores de uma IES, contribui para o desenvolvimento de competências gerenciais. Para atingir o objetivo, como método de investigação foi realizado um estudo de caso único. Como método de coleta de dados foram realizadas pesquisa documental, observação participante e entrevistas individuais semi-estruturadas com quinze gestores que concluíram os cinco módulos do Programa de Qualificação dos Gestores. Na sequência foi efetuada a análise de dados considerando as macrocategorias: aprendizagem formal, aprendizagem informal, fatores facilitadores e obstáculos à aprendizagem e competências, as demais categorias surgiram a posteriori. O software NVIVO 10 foi utilizado para análise dos resultados. Os resultados obtidos a partir desta análise possibilitaram o desenvolvimento do esquema conceitual proposto, que identificou as práticas formais e informais de aprendizagem, os processos de aprendizagem formal e informal, os facilitadores e obstáculos à aprendizagem e a interação entre as práticas formais e informais e, por fim identifica as competências desenvolvidas a partir da interação entre as mesmas. Deste modo, as competências gerenciais identificadas foram desenvolvidas por meio de processos individuais e grupais de aprendizagem decorrentes da interação entre as práticas formais e informais de aprendizagem presentes em um Programa de Qualificação de Gestores de uma Instituição de Ensino Superior.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4240
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

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