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dc.contributor.advisorLarentis, Fabiano
dc.contributor.authorBoeira, Juliana de Souza
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherMacke, Janaína
dc.contributor.otherAntonello, Claudia Simone
dc.date.accessioned2019-02-05T10:22:04Z
dc.date.available2019-02-05T10:22:04Z
dc.date.issued2019-02-05
dc.date.submitted2018-12-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4240
dc.descriptionA aprendizagem organizacional evidencia as habilidades e os processos de construção e utilização do conhecimento para que ocorra aprendizagem no contexto organizacional. A necessidade de evolução e contínuas mudanças organizacionais têm exigido gestores dispostos a aprender e desenvolver novas competências para adaptarem-se a novos formatos organizacionais. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar como a interação entre a aprendizagem formal e informal, nos níveis individual e grupal em um programa de qualificação de gestores de uma IES, contribui para o desenvolvimento de competências gerenciais. Para atingir o objetivo, como método de investigação foi realizado um estudo de caso único. Como método de coleta de dados foram realizadas pesquisa documental, observação participante e entrevistas individuais semi-estruturadas com quinze gestores que concluíram os cinco módulos do Programa de Qualificação dos Gestores. Na sequência foi efetuada a análise de dados considerando as macrocategorias: aprendizagem formal, aprendizagem informal, fatores facilitadores e obstáculos à aprendizagem e competências, as demais categorias surgiram a posteriori. O software NVIVO 10 foi utilizado para análise dos resultados. Os resultados obtidos a partir desta análise possibilitaram o desenvolvimento do esquema conceitual proposto, que identificou as práticas formais e informais de aprendizagem, os processos de aprendizagem formal e informal, os facilitadores e obstáculos à aprendizagem e a interação entre as práticas formais e informais e, por fim identifica as competências desenvolvidas a partir da interação entre as mesmas. Deste modo, as competências gerenciais identificadas foram desenvolvidas por meio de processos individuais e grupais de aprendizagem decorrentes da interação entre as práticas formais e informais de aprendizagem presentes em um Programa de Qualificação de Gestores de uma Instituição de Ensino Superior.pt_BR
dc.description.abstractOrganizational learning highlights the skills and processes of knowledge construction and utilization for learning in the organizational context. The need for evolution and continuous organizational changes have required managers willing to learn and develop new skills to adapt to new organizational formats. In this context, the objective of this study was to analyze how the interaction between formal and informal learning, at the individual and group level, in a qualification program for managers of an HEI, contributes to the development of management skills. To achieve the goal, a single case study was conducted as a research method. As a method of data collection, documentary research, participant observation and semi-structured individual interviews were conducted with fifteen managers who completed the five modules of the Manager Qualification Program. In the sequence, the data were analyzed considering the macrocategories: formal learning, informal learning, facilitating factors and obstacles to learning and skills, the other categories emerged a posteriori. NVIVO 10 software was used to analyze the results. The results obtained from this analysis enabled the development of the proposed conceptual scheme, which identified formal and informal learning practices, formal and informal learning processes, facilitators and obstacles to learning and interaction between formal and informal practices and, Finally, it identifies the competences developed from the interaction between them. In this way, the managerial competencies identified were developed through individual and group learning processes resulting from the interaction between the formal and informal learning practices present in a Qualification Program of Managers of a Higher Education Institution.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento das competências gerenciaispt_BR
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectDevelopment of management skillsen
dc.titleA interação entre a aprendizagem formal e informal para o desenvolvimento de gestores: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6933625538915490pt_BR
mtd2-br.author.lattesBOEIRA, J. S.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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