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dc.contributor.advisorJaroseski, Sinara
dc.contributor.authorPelizzer, Ana Paula
dc.contributor.otherEckert, Alex
dc.contributor.otherMecca, Marlei Salete
dc.date.accessioned2019-02-13T17:49:38Z
dc.date.available2019-02-13T17:49:38Z
dc.date.issued2019-02-13
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4290
dc.descriptionSão constantes os esforços das organizações em conquistar e sustentar suas vantagens competitivas frente ao mercado em que atuam. Para que essa vantagem seja sustentada sem que comprometa a rentabilidade e sobrevivência da empresa, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias voltadas para o controle e gestão dos custos de fabricação, a fim de possibilitar uma correta formação do preço de venda que atenda tanto às necessidades da empresa quanto à demanda do mercado. Dessa forma, o índice da inflação interna da empresa surge como um instrumento eficaz para análise e gestão de custos, tendo em vista que seu cálculo, tem por base a apuração da variação percentual média ponderada dos custos e despesas que uma empresa consome entre dois períodos. Com isso, o objetivo principal desse estudo, foi identificar como o dimensionamento da inflação interna pode ser utilizado como ferramenta para gestão de custos auxiliando na análise e formação do preço de venda, em uma empresa de médio porte do setor vitivinícola. A metodologia consistiu em um estudo de caso, com uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, no qual apresentou-se a formação dos custos de produção dos anos de 2017 e 2018, acrescentados da identificação dos índices de inflação interna, apresentando-se como um estudo inovador e ainda pouco explorado. Quanto aos resultados obtidos, quando comparados os índices internos de inflação, aos índices oficiais como IGP-M e IPCA, a empresa apresentou um comportamento inflacionário relativamente maior que os índices citados. Ademais, o índice de inflação interna demonstrou-se como uma ferramenta capaz de promover contribuições relevantes para a tomada de decisões, relacionadas principalmente à gestão dos custos e formação/atualização do preço de venda, evidenciando a importância de conhecer, contabilizar e gerir estrategicamente os custos de fabricação, além de proporcionar uma análise significativa sobre a atual rentabilidade da empresa estudada (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectContabilidade de custopt_BR
dc.subjectVenda - Preçospt_BR
dc.subjectVitiviniculturapt_BR
dc.titleDimensionamento da inflação interna como ferramenta de gestão de custos, auxiliando na formação do preço de venda em uma indústria de médio porte do setor vitivinícolapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciências Contábeispt_BR


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