Reestruturação organizacional do setor de controladoria em uma empresa do segmento metalúrgico da Serra Gaúcha
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Data
2019-02-15Autor
Santos, Daiane Cardoso dos
Orientador
Mecca, Marlei Salete
Metadata
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A controladoria surgiu dentro das grandes organizações com o intuito de centralizar e disseminar as informações. Por se tratar de uma área importante para qualquer entidade, a estrutura da controladoria deve estar em harmonia com modelo de gestão e com os demais setores, para que o fluxo de informações internas sejam eficazes, se tornando um setor que una os aspectos organizacionais e financeiros e assim resulte em crescimento da companhia. A tecnologia deve estar presente sendo utilizada como ferramenta para facilitar a comunicação e dar continuidade aos processos. Diante o exposto o objetivo da pesquisa foi propor uma reestruturação organizacional do setor de controladoria em uma empresa do segmento metalúrgico da serra gaúcha. Para atingir esse propósito foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica, pertinente a um estudo de caso, realizando um levantamento na empresa em estudo do posicionamento hierárquico da controladoria perante a companhia e englobando uma análise das áreas que a mesma dispõem atualmente. Mediante uma pesquisa descritiva e qualitativa, foi proposto o aperfeiçoamento do modelo de gestão organizacional e inclusão da função de Controller ao alto nível do organograma hierárquico da organização. O Controller tem como função respaldar e assessorar o presidente, diretores, gerentes e supervisores no processo decisório e na avaliação de processos, desse modo, a companhia está investindo na transparência das informações para melhorar o gerenciamento, suprir os departamentos mediante informações concretas para que se tenha cada vez mais, melhores resultados. O modelo de gestão da controladoria passou pela transição de órgão de linha para staff, englobando à esse aspecto novas atribuições e direcionamentos, sendo subordinado ao presidente da organização. Através dessa modificação de modelo de gestão, foi analisada a necessidade de revisão das áreas que incorporam o departamento de controladoria, desse modo, realizando mudanças e anexando novas atividades, mediante embasamento em bibliografias e análises de pesquisas realizadas (sic).