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Proposta metodológica para otimização estrutural de carrocerias de ônibus
dc.contributor.advisor | Vieceli, Alexandre | |
dc.contributor.author | Silva, Andreis Luvizon da | |
dc.contributor.other | Ciapparini, Joel Vicente | |
dc.contributor.other | Grison, Vagner | |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T16:12:37Z | |
dc.date.available | 2019-02-15T16:12:37Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.date.submitted | 2018-11-19 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4300 | |
dc.description | O presente trabalho teve como objetivo buscar uma metodologia para criação de novos projetos de casulo estruturais de ônibus, utilizando técnicas de otimização estrutural, para obter uma geometria de estrutura ótima desde o desenvolvimento inicial do projeto. Definiu-se um modelo de carroceria, tendo-se o domínio de estrutura, condições de contorno e carregamentos submetidos. Com as condições definidas, foi utilizado o método de análise em elementos finitos, com auxílio do software Ansys, em conjunto com seu módulo de otimização presente no Ansys Mechanical, para realizar a otimização topológica sobre os diferentes subsistemas estruturais da carroceria, sendo o método final aplicado sobre as estruturas da base e teto, obtendo-se uma estrutura final do casulo com uma massa de 1726 kg, composta dentro das áreas otimizadas, por 49 tubos no teto e 103 na base do veículo.(sic) | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work had as objective to find a methodology for creation of new busses strucutral cocoons, using structural optimization technics, to achieve a optimal structure geometry since the initial development of the project. It was defined a bus bodywork, having the structure domain, boundaring contitions and stresses. With the conditions defined, there was used the finite element analysis method, with the support of the software Ansys, together with its optimization module whitin Ansys Mechanical, to perform the topology optimization on the different structural subsystems of the bodywork, being the final method aplied over the base and roof structures, achieving a final bodyworks structure with 1726 Kg, composed within the optimized áreas by 49 tubes on the roof and 103 tubes on the base of the vehicle.(sic) | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Otimização estrutural | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Ônibus | pt_BR |
dc.title | Proposta metodológica para otimização estrutural de carrocerias de ônibus | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |