Proposta metodológica para otimização estrutural de carrocerias de ônibus
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Data
2018-12-14Autore
Silva, Andreis Luvizon da
Orientador
Vieceli, Alexandre
Metadata
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O presente trabalho teve como objetivo buscar uma metodologia para criação de novos projetos de casulo estruturais de ônibus, utilizando técnicas de otimização estrutural, para obter uma geometria de estrutura ótima desde o desenvolvimento inicial do projeto. Definiu-se um modelo de carroceria, tendo-se o domínio de estrutura, condições de contorno e carregamentos submetidos. Com as condições definidas, foi utilizado o método de análise em elementos finitos, com auxílio do software Ansys, em conjunto com seu módulo de otimização presente no Ansys Mechanical, para realizar a otimização topológica sobre os diferentes subsistemas estruturais da carroceria, sendo o método final aplicado sobre as estruturas da base e teto, obtendo-se uma estrutura final do casulo com uma massa de 1726 kg, composta dentro das áreas otimizadas, por 49 tubos no teto e 103 na base do veículo.(sic)