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dc.contributor.advisorVieceli, Alexandre
dc.contributor.authorSilva, Andreis Luvizon da
dc.contributor.otherCiapparini, Joel Vicente
dc.contributor.otherGrison, Vagner
dc.date.accessioned2019-02-15T16:12:37Z
dc.date.available2019-02-15T16:12:37Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.date.submitted2018-11-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4300
dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo buscar uma metodologia para criação de novos projetos de casulo estruturais de ônibus, utilizando técnicas de otimização estrutural, para obter uma geometria de estrutura ótima desde o desenvolvimento inicial do projeto. Definiu-se um modelo de carroceria, tendo-se o domínio de estrutura, condições de contorno e carregamentos submetidos. Com as condições definidas, foi utilizado o método de análise em elementos finitos, com auxílio do software Ansys, em conjunto com seu módulo de otimização presente no Ansys Mechanical, para realizar a otimização topológica sobre os diferentes subsistemas estruturais da carroceria, sendo o método final aplicado sobre as estruturas da base e teto, obtendo-se uma estrutura final do casulo com uma massa de 1726 kg, composta dentro das áreas otimizadas, por 49 tubos no teto e 103 na base do veículo.(sic)pt_BR
dc.description.abstractThe present work had as objective to find a methodology for creation of new busses strucutral cocoons, using structural optimization technics, to achieve a optimal structure geometry since the initial development of the project. It was defined a bus bodywork, having the structure domain, boundaring contitions and stresses. With the conditions defined, there was used the finite element analysis method, with the support of the software Ansys, together with its optimization module whitin Ansys Mechanical, to perform the topology optimization on the different structural subsystems of the bodywork, being the final method aplied over the base and roof structures, achieving a final bodyworks structure with 1726 Kg, composed within the optimized áreas by 49 tubes on the roof and 103 tubes on the base of the vehicle.(sic)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectOtimização estruturalpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.titleProposta metodológica para otimização estrutural de carrocerias de ônibuspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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