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dc.contributor.advisorVieceli, Alexandre
dc.contributor.authorPandolfo, Marcelo Rodrigues
dc.contributor.otherGrison, Vagner
dc.contributor.otherWeber, Albano Luiz
dc.date.accessioned2019-02-15T16:36:15Z
dc.date.available2019-02-15T16:36:15Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.date.submitted2018-11-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4303
dc.descriptionA validação experimental é sempre muito importante para qualquer produto ou componente, ainda mais na indústria automotiva. Por outro lado, os custos envolvidos para instrumentar de forma adequada um componente, disponibilizar um veículo e mão de obra para realização de testes por longos períodos de tempo fazem com que os métodos experimentais fiquem destinados apenas nas etapas finais da validação do produto. Este trabalho, inicialmente, visou realizar a aquisição de dados, por meio da instalação de células de cargas, referentes a força de aperto no grampo de molas da suspensão de um micro-ônibus de 10 toneladas submetido a tensões dinâmicas. Com o foco voltado à análise de perda de torque, foram utilizados dois tipos de fixadores no grampo de mola a fim de comparar seu comportamento, um fixador de perfil de rosca normalizado e um de perfil de rosca especial. Com os grampos instrumentados, definiu-se uma metodologia padrão para que cada ciclo de aquisição de dados nas pistas do Centro de Tecnologia Randon, tivesse por variável apenas a porca de fixação. O sinal gerado pelas pistas foi filtrado e analisado. O trecho de paralelepípedos foi selecionado para aplicação do método de rainflow de contagem de ciclos, por apresentar amplitudes de variação de cargas alternantes mais elevadas que as demais pistas e não ser de alta severidade como a pista de buracos. Foram calculadas analiticamente as cargas para parametrização da máquina de carregamento dinâmico. Utilizou-se o critério de SWT para correção da força média, para operar com carga flutuante sob tração. Foi projetado um dispositivo para simular a fixação do grampo de mola, utilizando o maior número de componentes possíveis do veículo testado. O ensaio em laboratório gerou cerca de 240.000 ciclos que foram analisados de forma comparativa, entre os dois fixadores, quanto à redução da força de aperto. Os resultados obtidos nas pistas de testes e no laboratório, demonstraram uma diferença de comportamento entre os fixadores. Em campo, a porca Spiralock registrou maior perda na força de aperto quando submetida à solicitações de impacto. Já o ensaio na máquina de carregamento dinâmico, evidenciou maior eficiência da porca Spiralock à perda na força de aperto quando submetida a solicitações alternantes de amplitude contínua comparado à porca normalizada. Evidenciou-se a importância de ensaiar em bancada com a mesma rigidez de junta do veículo e assegurar a capabilidade do procedimento de aquisição de dados.(sic)pt_BR
dc.description.abstractExperimental validation is always very important for any product or component, even more so in the automotive industry. On the other hand, the costs involved to adequately instrument a component, provide a vehicle and labor for testing for long periods of time mean that the experimental methods are intended only in the final stages of product validation. This work was initially aimed at the acquisition of data, by means of the installation of load cells, referring to the clamping force in the spring clip of the suspension of a 10 ton micro bus subjected to dynamic stresses. With the focus on torque loss analysis, two types of fasteners were used in the spring clamp to compare their behavior, a standard thread profile fastener and a special thread profile fastener. With the instrumented clamps, a standard methodology was defined so that each cycle of data acquisition in the tracks of the Center of Technology Randon, had by variable only the fixing nut. The signal generated by the tracks was filtered and analyzed. The section of parallelepipeds was selected for the application of the cycle count rainflow method, because it presents alternating load amplitudes of alternating loads that the other tracks and not be of high severity as the track of holes. The loads for parameterization of the dynamic loading machine were analyzed analytically. The SWT criterion for medium force correction was used to operate with floating load under traction. A device was designed to simulate the clamping of the spring clip using as many components as possible of the vehicle tested. The laboratory test generated about 240,000 cycles which were analyzed in a comparative way between the two fasteners for the reduction of the clamping force. The results obtained in the test tracks and in the laboratory demonstrated a behavioral difference between the fasteners. In the field, the Spiralock nut registered greater loss in the clamping force when subjected to impact solicitations. On the other hand, the dynamic loading machine showed a greater efficiency of the Spiralock nut to the loss in the clamping force when subjected to alternating requests of continuous amplitude compared to the standardized nut. The importance of bench testing with the same joint rigidity of the vehicle and the capability of the data acquisition procedure was evidenced.(sic)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleAnálise da perda de torque entre dois fixadores diferentes em um conjunto de suspensão veicularpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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