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Otimização estrutural do sistema coluna e braço principal de um guindaste articulado
dc.contributor.advisor | Vieceli, Alexandre | |
dc.contributor.author | Somacal, Pedro Boito | |
dc.contributor.other | Corso, Leandro Luís | |
dc.contributor.other | Linzmaier, Paulo Roberto | |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T16:42:43Z | |
dc.date.available | 2019-02-15T16:42:43Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.date.submitted | 2018-11-20 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4304 | |
dc.description | A projeção para o futuro do mercado brasileiro no setor de elevação e transportes de cargas pesadas é otimista. Dessa forma, haverá uma grande demanda para os fornecedores desse tipo de serviço. Diante disso, o presente trabalho visou desenvolver um estudo de otimização estrutural de um sistema coluna e braço principal de um guindaste articulado montado em veículo. O estudo teve como objetivo encontrar uma geometria ótima dos componentes que serão analisados, visando uma redução de massa e mantendo a rigidez necessária para suportar as condições de trabalho e respeitando as diretrizes das normas NBR 14768 (2015), EN 12999 (2013) e EN 13001-3-1 (2013). Para esse fim, os carregamentos externos submetidos ao sistema foram calculados e as condições de contorno foram estabelecidas, para então discretizar os componentes e realizar a análise estrutural pelo Método de Elementos Finitos (MEF), utilizando o software Abaqus 6.14. E também, foi aplicada a técnica de otimização estrutural topológica através do software Tosca Structure, onde foi possível obter uma condição otimizada ou aceitável para os objetivos do trabalho. Em suma, a nova geometria apresentou uma redução de massa de 4% comparada com a estrutura original e também uma redução do valor de tensão máxima de 41% e uma redução de 32% do valor de deflexão máxima.(sic) | pt_BR |
dc.description.abstract | The projection for the future of the Brazilian market in lifting and heavy loads transport sector is optimistic. In this way, there will be a huge demand for those who provides this kind of service. Therefore, the present article developed a structural optimization study of a main boom and column system of a truck mounted crane. The study had as the main goal to find an optimum geometry for the analyzed components, looking to a weight reduction and keeping the minimum stiffness to bear the operation loads and to meet the standards NBR 14768 (2015), EN 12999 (2013) and EN 13001-3-1 (2013). For this purpose, the external loads were analytically calculated and the boundary conditions were established, so then to discretize the model and run a structural analysis by the Finite Element Method (MEF), using the software Abaqus 6.14. Also, it was applied a topology optimization technique through the software Tosca Structure, where it was obtained an optimized condition or acceptable result for the study goals. Summarizing, the new geometry presented a mass reduction of 4% compared to the original structure and a maximum stress value reduction of 41% and a maximum deflection value reduction of 32%.(sic) | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Otimização estrutural | pt_BR |
dc.subject | Método dos Elementos Finitos | pt_BR |
dc.subject | Guindastes, etc | pt_BR |
dc.title | Otimização estrutural do sistema coluna e braço principal de um guindaste articulado | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |