Identificação das inovações : um estudo de caso nos hospitais que integram o sistema de saúde de Caxias do Sul - RS
Fecha
2014-05-29Autor
Weiand, Simone Grun
Orientador
Munhoz Olea, Pelayo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A Constituição Federal do Brasil, promulgada em 1988, no seu artigo 196 garante que saúde é um direito de todos e dever do Estado. A estrutura administrativa do governo e as políticas públicas têm sido influenciadas por temas de saúde, sendo direcionadoras da inovação e da competitividade no Brasil. A inovação é a implantação de um novo produto (bem ou serviço) ou significativamente melhorado, ou de um novo processo, ou de um novo método de marketing, ou um novo método organizacional na prática de negócios. Partindo da relevância das questões relacionadas à saúde no contexto histórico e econômico do Brasil, em especial na cidade de Caxias do Sul, e da importância da inovação para as organizações foi feito um estudo científico com a finalidade de buscar um melhor entendimento sobre o tema, identificando as inovações ocorridas em seis dos sete hospitais integrantes o Sistema de Saúde de Caxias do Sul (SSCX). A metodologia utilizada tem como base a pesquisa qualitativa de estudo de múltiplos casos, de caráter exploratório, por meio de entrevistas individuais em profundidade com os gestores dos hospitais participantes. Os conteúdos provenientes das citadas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, demonstrando que todos os hospitais participantes do estudo inovaram no período pesquisado. Foram trinta e cinco as inovações identificadas, sendo dez inovações de produto, dez de processo, quatro de marketing e onze organizacionais. A gestão é o fator preponderante para a inovação. A demanda foi o principal motivo que levou os hospitais a inovarem em produto; as inovações de processo foram motivadas pela humanização, agilidade e gestão. Para inovar em marketing, os hospitais valeram-se da sustentabilidade, demanda e fortalecimento da marca. Quanto ao setor em que ocorreram as inovações, observou-se que quinze, das trinta e cinco inovações identificadas, foram implementadas em todos os setores, sendo que as demais ocorreram em vários setores do hospital. Vinte e três inovações foram classificadas como radicais e doze como incrementais e vinte e quatro são novas para organização, restando onze como novas para o mercado. Por fim, apontam-se algumas limitações na investigação, bem como possibilidade de pesquisas futuras.