Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorCecconello, Ivandro
dc.contributor.authorRampon, Karine
dc.contributor.otherCorso, Leandro Luís
dc.contributor.otherPanizzon, Mateus
dc.date.accessioned2019-03-19T20:03:12Z
dc.date.available2019-03-19T20:03:12Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.date.submitted2018-11-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4445
dc.descriptionAs empresas com visão de futuro estão obrigadas a pensar sobre a necessidade de realizar periodicamente e sistematicamente análises de seu portfólio de produtos. Na empresa em estudo, surgiu a necessidade da gestão do portfólio de produtos para entender melhor as tecnologias indicadas para cada segmento, entender a real necessidade do cliente, melhorar a carteira comercial, definir produtos que fariam parte do portfólio e quais seriam descontinuados. O objetivo deste trabalho foi a implementação da gestão de portfólio, para isso, aprofundou-se o conhecimento na área de gestão de portfólios, realizou-se um estudo do cenário atual, estabeleceu-se ferramentas utilizadas no Planejamento Estratégico, foi analisada e detalhada a implementação do portfólio e descrito alternativas e melhorias. Para tanto procedeu-se à análise do histórico de vendas do período de Junho de 2016 a Junho de 2018, auxiliado pelo uso da ferramenta de pesquisa operacional, Analytic Hierarchy Process (AHP), para identificar critérios a serem priorizados e auxiliar na seleção dos produtos. Desse modo, foi possível avaliar as decisões estratégicas no que diz respeito à seleção e priorização de produtos, alocação de investimentos e recursos, além de, retratar a atual condição da empresa em estudo, o que permitiu concluir que a ferramenta AHP, traz facilidade à empresa no auxílio a seleção e priorização de critérios e alocação de recursos. Além disso, com base nos critérios selecionados com o uso da ferramenta, foi possível obter um portfólio balanceado,isto foi possível observar, com o auxílio do Gráfico de Bolhas. Também em contrapartida é possível obter uma valorização do portfólio e maior diferenciação frente ao mercado.(sic)pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.titleImplementação da gestão de portfólio de produtos em uma empresa de tintas industriais com o uso da ferramenta AHPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia de Produçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item