Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2019-04-05Autor
Carrer, Maria Luiza Furlanetto
Orientador
Munhoz Olea, Pelayo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A inovação e a implementação de produtos inteligentes têm crescido nos últimos anos, tendo em vista que o desenvolvimento das novas tecnologias possibilita que os produtos sejam adaptativos e gerem facilidades para o ser humano. O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como se incorpora a internet das coisas em produtos inteligentes, com base em uma das dimensões de Oslo: inovação de produto. Para tanto, explora-se o tema “internet das coisas”, fundamentado nos produtos inteligentes. A partir do estudo da literatura, buscou-se identificar como as empresas sentiram a necessidade de trabalhar com produtos inteligentes. A metodologia utilizada na pesquisa é um estudo de casos múltiplos, sendo ela descrita como qualitativa com análise de conteúdo, exploratória e descritiva. As entrevistas foram realizadas a partir de um roteiro de questões com cinco profissionais que atuam em empresas do Rio Grande do Sul, e os dados foram analisados com auxílio do software NVivo 12. Este trabalho aborda, nesse contexto, as necessidades, facilidades e dificuldades para o desenvolvimento de produtos inteligentes a partir da internet das coisas e visa contribuir cientificamente com a universidade e os administradores da área. Um dos principais resultados observados através da pesquisa realizada foi uma tendência muito maior de os produtos inteligentes terem sucesso quando seu lançamento está vinculado às metas e estratégias da organização, em função de um propósito comum entre todos os integrantes. Além disso, percebeu-se que as empresas que inovam tendem a se manter no mercado, pois a internet das coisas tem um efeito claramente benéfico. Por fim, destaca-se que ter coragem de inovar, avaliar o retorno financeiro e alinhar a inovação com o planejamento estratégico da empresa são elementos essenciais ao implementar produtos através da internet das coisas.