Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMunhoz Olea, Pelayo
dc.contributor.authorCarrer, Maria Luiza Furlanetto
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherEberle, Luciene
dc.contributor.otherGanzer, Paula Patrícia
dc.date.accessioned2019-04-05T17:54:17Z
dc.date.available2019-04-05T17:54:17Z
dc.date.issued2019-04-05
dc.date.submitted2019-02-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4516
dc.descriptionA inovação e a implementação de produtos inteligentes têm crescido nos últimos anos, tendo em vista que o desenvolvimento das novas tecnologias possibilita que os produtos sejam adaptativos e gerem facilidades para o ser humano. O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como se incorpora a internet das coisas em produtos inteligentes, com base em uma das dimensões de Oslo: inovação de produto. Para tanto, explora-se o tema “internet das coisas”, fundamentado nos produtos inteligentes. A partir do estudo da literatura, buscou-se identificar como as empresas sentiram a necessidade de trabalhar com produtos inteligentes. A metodologia utilizada na pesquisa é um estudo de casos múltiplos, sendo ela descrita como qualitativa com análise de conteúdo, exploratória e descritiva. As entrevistas foram realizadas a partir de um roteiro de questões com cinco profissionais que atuam em empresas do Rio Grande do Sul, e os dados foram analisados com auxílio do software NVivo 12. Este trabalho aborda, nesse contexto, as necessidades, facilidades e dificuldades para o desenvolvimento de produtos inteligentes a partir da internet das coisas e visa contribuir cientificamente com a universidade e os administradores da área. Um dos principais resultados observados através da pesquisa realizada foi uma tendência muito maior de os produtos inteligentes terem sucesso quando seu lançamento está vinculado às metas e estratégias da organização, em função de um propósito comum entre todos os integrantes. Além disso, percebeu-se que as empresas que inovam tendem a se manter no mercado, pois a internet das coisas tem um efeito claramente benéfico. Por fim, destaca-se que ter coragem de inovar, avaliar o retorno financeiro e alinhar a inovação com o planejamento estratégico da empresa são elementos essenciais ao implementar produtos através da internet das coisas.pt_BR
dc.description.abstractThe innovation and implementation of smart products has been growing in recent years, since the development of new technologies makes products adaptive and generators of advantages for the human being. The aim of this master's thesis is to study product innovation from the internet of things, based on one of the dimensions of Oslo: product innovation. In the sequence is explored the internet of things, based on intelligent products. From the studies reached in the literature, this dissertation aimed to identify how companies felt the need to work with intelligent products. The methodology used in the research is a multiple case study, qualitative with content analysis, exploratory and descriptive. The interviews were done through a questionnaire, with five companies from Rio Grande do Sul. Data analysis were performed with the aid of NVivo 12 software. This work addresses the needs, facilities and difficulties for the development of intelligent products from the internet of things and aims to contribute scientifically to the university and the administrators of the area. One of the main results observed through the research was a much greater tendency for smart products to succeed when their launch is linked to the goals and strategies of the organization, based on a common purpose among all the members. In addition, it has been realized that the companies that innovate tend to stay in the market, because the internet of things has a clearly beneficial effect. Finally, it is important to note that having the courage to innovate, evaluate the financial return and align innovation with the strategic planning of the company are essential elements when implementing products through the internet of things.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProdutos novospt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEmpresas - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectNew productsen
dc.subjectTechnological innovationsen
dc.subjectBusiness enterprises - Rio Grande do Sul (Brazil)en
dc.titleInovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7516507390578188pt_BR
mtd2-br.author.lattesCARRER, M. L. F.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples