dc.description | Cada indivíduo possui motivações diferentes, e dentro de uma organização, é importante entender o que motiva determinadas decisões e atitudes. É a motivação, também, que controla o desempenho das pessoas, visto que pessoas mais motivadas tendem a desempenhar de melhor forma suas atividades. Da mesma maneira acontece nas organizações educativas.
Torna-se relevante entender o que motiva o professor, da mesma forma o que desmotiva, e assim, avaliar como esses fatores afetam seu desempenho. Esse trabalho investigou os fatores que motivam os professores de uma escola municipal da Serra Gaúcha, e como esses contribuem com os seus desempenhos. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo, de
caráter exploratório, por meio do estudo de caso único. Foram entrevistadas a diretora e cinco professoras pertencentes ao quadro docente da instituição pesquisada. A análise de conteúdo, em todas suas etapas, foi auxiliada pelo Software NVivo, versão 11, sendo estas etapas desenvolvidas de acordo com Bardin (2016). Após a coleta e análise dos dados, percebeu-se
que existem programas de motivação do professor, mas são precários levando em consideração a necessidade das professoras. Também, existe um programa de avaliação de desempenho, onde são avaliados os quesitos assiduidade, pontualidade, disciplina, produtividade, relacionamento interpessoal, responsabilidade e eficiência. Neste aspecto, a opinião do grupo ficou dividida com relação ao feedback, no sentido de aprovação ou não da forma como ocorre na escola. Os aspectos apontados como causa de motivação foram as próprias crianças e o gosto por lecionar. Os fatores apontados como fonte de insatisfação
foram a falta de reconhecimento por parte da família e da sociedade e a baixa remuneração, juntamente com a decadente oferta de benefícios. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |