Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Deinani, Deyse Bonatto
Orientador
Zin, Roque Alberto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este relatório apresenta o diagnóstico realizado em uma empresa varejista que comercializa pneus e rodas na cidade de Caxias do Sul, há 20 anos. Foram diagnosticadas as áreas administrativa, comercial, de compras, produção, financeira e de recursos humanos. Através da análise das áreas foram identificados pontos fracos e fortes que relacionados com as oportunidades e ameaças resultaram na elaboração da matriz SWOT. A matriz apontou uma necessidade de melhoria na área financeira. Pois isso o objetivo do trabalho foi uma proposta de melhoria para a área financeira da empresa, mais especificamente na gestão de análise de crédito. Pois a empresa não possui um sistema de gerenciamento de crédito objetivo que permita uma avaliação adequada da capacidade creditícia de seus clientes atuais e potenciais. Portanto, neste trabalho apresenta-se um modelo de avaliação de crédito a seus clientes atuais e potenciais ajustados a realidade da organização, que permite diminuir o risco de crédito, além de processos para organizar o setor de recebimentos da empresa. O trabalho considera uma descrição dos modelos de avaliação de créditos dos modelos de Credit Scoring. Foi utilizado o método de entrevista com abordagem qualitativa, com uso de entrevista individual com o gestor da empresa; abordagem quantitativa por analisar e aplicar tabelas com resultados numéricos, estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, a fim de propor as melhorias. Como retorno esperado a empresa visa organizar o seu processo de controle interno de recebimentos, estabelecer critérios para conceder o crédito e consequentemente realizar melhores vendas. [resumo fornecido pelo autor]