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dc.contributor.advisorLarentis, Fabiano
dc.contributor.authorMukendi, Joel Tshibamba
dc.contributor.otherMacke, Janaina
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherD'Arisbo, Anelise
dc.date.accessioned2019-06-12T14:18:13Z
dc.date.available2019-06-12T14:18:13Z
dc.date.issued2019-06-12
dc.date.submitted2019-04-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4734
dc.descriptionA inovação social chama atenção dos persquisadores, assim como das organizações, devido aos novos problemas sociais que demandam soluções novas, úteis e duradouras. Define-se inovação social como um processo oriundo de iniciativas coletivas para suprir as necessidades sociais, gerando transformação social duradoura, propondo novas orientações culturais. O conceito é polissêmico e controverso porque responde a diferentes realidades, sendo que a inovação social não assume uma forma particular, podendo ser processual, organizacional ou ainda, assumir uma forma tangível (tecnologia ou produto). Possuindo incentivos variados, no contexto dos programas sociais analisados, um deles é a interação entre os princípios e valores cooperativistas com a aprendizagem organizacional. A aprendizagem é entendida como processo que não ocorre de forma exclusiva na mente dos indivíduos, mas também, na participação dos mesmos em atividades ou práticas sociais ao promover o conhecimento. Ao constatar que existe relação entre a aprendizagem e a inovação social, o objetivo do estudo foi analisar a interação entre os princípios cooperativistas e as práticas de aprendizagem organizacional, nos programas sociais da Sicredi Serrana, geradores de inovações sociais para colaboradores e comunidade. Para esta análise, o estudo teve uma abordagem qualitativa, de níveis exploratório e descritivo, utilizando o estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade, baseadas no roteiro semiestruturado, entrevistas narrativas, observação participante e análise documental. Para garantir a confiabilidade dos dados, utilizou-se a triangulação dos mesmos. Para análise e interpretação dos dados, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e análise documental, auxiliado pelo software NVivo® versão 12. Desse modo, as contribuições encontradas no contexto do programa A União Faz a Vida são: desenvolvimento da autonomia, cidadania e cooperação; quebra de paradigma na aprendizagem; inclusão dos alunos. Em relação ao programa Cooperativas Escolares é possível listar as seguintes contribuições: desenvolvimento da cooperação e cidadania, desenvolvimento integral, desenvolvimento da liderança. Referente ao programa Educação Financeira encontram-se: conscientização e melhoria no comportamento, qualidade de vida – bem estar, realização dos sonhos, troca do conhecimento. A análise dessas contribuições baseou-se em duas óticas a respeito de inovação social: uma focada nos processos e outra nos resultados dos programas sociais. Nesse sentido, as contribuições mencionadas têm um caráter coletivo, pois o seu desenvolvimento apresentou a participação de atores diversificados, que aplicam o conhecimento no suprimento das necessidades associadas a aprendizagem e na construção do conhecimento nas escolas e comunidade ao agregrar valor social.pt_BR
dc.description.abstractSocial innovation draws attention from researchers as well as the organizations due to new social problems that require new, useful and lasting solutions. It can be defined as a process of scientific initiation to achieve new social goals, generating lasting social transformation, promoting new cultural orientations. The concept is polysemic and misleading because it responds to different realities, and it does not assume a particular form, it can be: procedural, organizational or assume a tangible form (technology or product). Having a variety of incentives, in the context of the social programs analyzed, one of them is the interaction between cooperative principles and values with organizational learning. Learning understood as a process that does not occur exclusively in the minds of individuals, but also in their participation in social activities or practices in promoting knowledge. The objective of the study was to analyze the interaction between cooperative principles and the organizational learning practices in Sicredi Serrana social programs, generating social innovations for employees and community. For this analysis, the study adopted a qualitative approach, with exploratory and descriptive objectives, and the single case study as a research strategy. For data collection, individual in-depth interviews were conducted based on a semi-structured script, as well as narrative interviews, participant observation and documentary analysis, moreover, to guarantee the reliability of the data, data triangulation was used. For data analysis and interpretation, the content and document analysis technique was used, aided by NVivo® software version 12. In this way, the contributions found in the context of the União Faz a Vida program are: development of autonomy, citizenship and cooperation; paradigm break in learning; and inclusion of students. In relation to the Cooperativas Escolares program, the contributions are: development of cooperation and citizenship, whole development, and leadership development. Regarding the Financial Education program, the contributions are: awareness and improvement in behavior, quality of life - well-being, dreams fulfillment, and knowledge exchange. The analysis of these contributions was based on two perspectives on social innovation: one focused on processes and another on the results of social programs. In this sense, the contributions previously mentioned have a collective character, and their development has involved the participation of diversified actors, who apply knowledge in the fulfillment needs of associated with learning and building knowledge in schools and community by adding social value.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectCooperativas de créditopt_BR
dc.subjectGestão de Políticas, Programas e Projetos Sociaispt_BR
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectBanks and banking, Cooperativeen
dc.subjectManagement of Social Policies, Programs and Projectsen
dc.titleA interação entre princípios cooperativistas e práticas de aprendizagem organizacional na geração de inovações sociais: análise a partir de programas sociais da Sicredi Serranapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7391279765670348pt_BR
mtd2-br.author.lattesMUKENDI, J. T.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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