O marketing de relacionamento apoiado no perfil dos clientes como vantagem competitiva para uma instituição de educação básica privada de Caxias do Sul
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Data
2019-06-14Autor
Chiappin, Júlio César
Orientador
Branchi, Nelson Vinicius Lopes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A educação básica vem passando por diferentes mudanças nos últimos tempos, tanto no que tange a parte pedagógica e prática docente, com novas metodologias de ensino e formas de aprendizagem, bem como nas áreas mais administrativas e de gestão, com uma análise mais estratégica e olhar de negócio. Sendo assim, o cenário modifica-se e, como afirma Colombo et al. (2005), tal mudança aconteceu “por necessidade imediata de sobrevivência no cenário da competição desenfreada e por um mercado que impunha a esse universo até então intocado uma nova relação com o seu público, agora entendido como ‘cliente’”. Acompanhando estas mudanças na educação, acontece também uma (re)evolução no mercado como um todo, no que tange principalmente o marketing, facilitando um processo chamado de servilização, onde os serviços passam a ganhar maior destaque e com isso passa-se a aprimorar as ferramentas de marketing para este segmento também. Diante esse contexto surge o marketing de relacionamento, que tem como fator principal o contato e atendimento ao cliente, dentro de suas necessidades e especificidades, necessitando de uma gestão mais dedicada e efetiva a estar atenta ao perfil de cliente que quer atender e/ou já atende. Com o avanço dos anos, os interesses dos clientes foram alterando-se, logo os perfis dos clientes de determinados segmentos tornaram-se diferentes. Sendo assim é necessário entender o perfil do seu cliente de modo a realizar ações de marketing mais efetivas, condizentes e atrativas aos clientes que atende-se, obtendo assim melhores resultados na captação, retenção e principalmente nas relações do seu público. O presente trabalho, que tem o objetivo de analisar as ações de marketing de relacionamento realizadas na instituição em estudo apoiado no perfil dos clientes, utilizar-se-á de pesquisa quantitativa para mapear tal perfil, seguida de entrevista com a equipe de marketing e relacionamento da organização. Pretende-se assim entender quais as necessidades e interesses do público atendido pela instituição, bem como avaliar as ações já realizadas e fomentar a busca por novas ações, de modo a estreitar os relacionamentos com os clientes atuais e prospects. [resumo fornecido pelo autor]