Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBorella, Margareth Rodrigues de Carvalho
dc.contributor.authorAlves, Jeferson Pedro Reêdel
dc.contributor.otherReis, Zaida Cristiane dos
dc.contributor.otherBassanesi, Magda Medianeira Reginato
dc.date.accessioned2019-06-15T13:32:30Z
dc.date.available2019-06-15T13:32:30Z
dc.date.issued2019-06-15
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4750
dc.descriptionEste trabalho acadêmico apresenta inicialmente o diagnóstico realizado em uma empresa comercial do ramo agrícola, localizada na cidade de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul. Para o estudo, algumas etapas foram desenvolvidas: revisão bibliográfica específica sobre o tema escolhido, o método de pesquisa, baseado em estudo de caso e apresentação do problema e recomendações. Constatou-se, portanto, a oportunidade de realizar uma categorização de grupos de produtos utilizando a Matriz de Posicionamento Estratégico de Materiais (MPEM) para o setor de compras, visando a utilização de novas estratégias e, consequentemente, a melhoria dos processos, tendo em vista a tomada de decisão em compras. A aplicação da MPEM foi realizada somente para os grupos de produtos classificados como “A”, que representam 80% do valor de compra total da empresa. Essa classificação envolveu estratégias como a busca por redução nos custos de compras, aumento na escala de compras, construção de contratos de longo prazo, entre outras. Com o resultado da análise dos recursos necessários para a aplicabilidade da proposta, nota-se a viabilidade da implementação da MPEM, levando em consideração que o valor de investimento representa um percentual mínimo quando comparado ao valor total das compras dos grupos de produtos da empresa classificados como “A”, não gerando prejuízo financeiro para a organização. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCompras - Administraçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleMatriz de posicionamendo estratégico de materiais (MPEM) : uma categorização estratégica para o setor de compras de uma empresa comercial do ramo agrícolapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples