• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Implicações do fenômeno Big Data na tomada de decisão baseada em dados em uma cooperativa de crédito

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertacao Jean Michel Baú.pdf (1.545Mb)
Data
2019-07-16
Autore
Baú, Jean Michel
Orientador
Fachinelli, Ana Cristina
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Com o crescimento exponencial do volume de dados digitais à disposição das empresas nas últimas décadas, emergem novos desafios à tomada de decisão. Além do volume, também se multiplicam as fontes e formatos dos dados. Este contexto adquire assim contornos do que é chamado de fenômeno Big Data. Por sua vez, a tomada de decisão baseada em dados tem potencial para mudar as estratégias empresariais; ao mesmo tempo em que exige maior preparo dos profissionais responsáveis pela tomada de decisão nas organizações. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar as práticas decisórias baseadas em dados associadas à análise de dados caracterizados como Big Data. O método adotado foi um estudo de caso único, exploratório e qualitativo, desenvolvido junto a uma instituição cooperativa de crédito. Esta pesquisa revelou que as dimensões do Big Data (Volume, Variedade, Velocidade, Veracidade e Valor) são sinergicamente associadas as etapas do processo de extração de insights dos dados para tomada de decisão (Aquisição e Registro; Extração, Limpeza e Comentários; Integração; Agregação e Representação; Modelagem e Análise e Interpretação) no caso estudado. Revelou-se ainda que a tomada de decisão no contexto data-driven ocorre considerando elementos subjetivos, como a intuição. Identificou-se ainda a presença de quatro filtros ou etapas presentes no processo de tomada de decisão data-driven: alçadas de responsabilidade, fatores situacionais, cultura organizacional e relacionamento político. Dos resultados desenhou-se um framework orientativo a prática de tomada de decisão Data-Driven, em organizações que lidam com dados que possuam as dimensões do Big Data.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4816
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV