A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
Visualizar/ Abrir
Data
2019-07-22Autor
Erlo, Bárbara Ferrari
Orientador
Fachinelli, Ana Cristina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A cultura da informação pode ser caracterizada como um diferencial competitivo para as organizações do conhecimento pois fundamenta os comportamentos que possibilitam a interpretação dos sinais do ambiente interno e externo, oriundos da informação. A cultura da informação representa uma transformação dos recursos intelectuais e materiais que tornam significados intangíveis em elementos tangíveis úteis para o processo de tomada de decisão. Essa transformação ocorre pelo processo de criação de sentido que, quando organizado, define a interpretação dos sinais e contribui para os gestores tomarem as decisões adequadas. O objetivo geral do estudo foi analisar a percepção da cultura da informação, associada aos processos de sensemaking, do ponto de vista da alta gestão, em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha. Como metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, estudo de casos múltiplos. As unidades de análise são três Instituições de Ensino Superior (IES) da Serra Gaúcha. A técnica de coleta de dados, foi a de entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos, seguida de análise de conteúdo com auxílio do software NVIVO 12. Os resultados obtidos possibilitaram a proposição de um framework dos fluxos de informação associados à cultura da informação e ao sensemaking no contexto da tomada de decisão nas IES. Do ponto de vista teórico, houve um resgate dos estudos realizados sobre os temas cultura da informação e o processo de sensemaking para a tomada de decisão estratégica organizacional. Do ponto de vista prático, o estudo contribuiu para a melhoria de como as organizações interpretam o ambiente interno e externo, criam sentido através da cultura da informação organizacional e tomam as decisões estratégicas baseada em informações.